Poucos jogos pareceram tão desnecessários quando anunciados quanto Horizon Zero Dawn Remastered (ok, talvez The Last of Us Part I). Mas cá estamos. E tendo o jogo em mãos, eu diria que ele apresenta um trabalho considerável e bem abrangente. Porém, ainda desnecessário. Afinal, Horizon Zero Dawn, em sua versão de PS4, ainda é mais bonito do que boa parte dos jogos nativos de PS5. E está amplamente disponível via retrocompatibilidade.
Ainda assim, Horizon Zero Dawn Remastered impressiona
Quase um remake, boa parte do visual de Horizon Zero Dawn foi redesenhado. A captura de movimentos e animações faciais foram refeitas. E talvez mais importante para a qualidade de vida, quase todas (mas não todas) as opções acrescentadas em Forbidden West estão aqui.
Assim, o jogo está mais acessível, mais customizável e mais bonito. Ele traz também as mesmas opções de gráficos e performance de sua continuação, com as divisões entre resolução, performance ou um modo equilibrado que foca em 40 fps. As condições são todas muito boas para uma nova partida, e me parece que o trabalho colocado aqui justifica os 10 dólares que ele pede para quem já tem fazer o upgrade. Afinal, a desenvolvedora Nixxes trabalhou forte aqui. Dito isso, ele é necessário?
Não, eu diria que não
Se você já jogou Zero Dawn e quer jogar de novo, sim, vale a pena pagar para jogar a melhor versão possível. A dúvida é quantas pessoas realmente querem jogar uma aventura tão extensa novamente. E quem nunca jogou, vale a pena comprar agora, se Forbidden West é melhor? Talvez, afinal ambos contam uma história contínua.
Falando por mim, no entanto, eu joguei Zero Dawn por completo no seu lançamento e não curti muito o jogo. Quando saiu o Frozen Wilds, o Yohan, meu colega no podcast Ludologia, resenhou o DLC. Assim, dessa vez resolvi focar meu tempo de jogo justamente no que não tinha jogado. Mas não tinha jogado simplesmente porque o jogo foi mais do que o necessário para mim na época. Eu não queria mais dele.
Horizon Zero Dawn é muito popular
Dito isso, sei que estamos falando de um jogo muito popular e de vital importância no line-up da PlayStation. O próprio Yohan ama o jogo original, então sei que meu cansaço com ele deriva totalmente da minha já muito elaborada fadiga com RPGs de mundo aberto.
Afinal, Horizon Zero Dawn Remastered é a melhor forma de jogar um game muito famoso e querido. Só que é um jogo que, particularmente, me deixa cansado. E eu não acho que alguém que jogasse a versão original de PS4 hoje em dia sentiria que estava jogando algo datado. Pelo contrário. Dito isso, com esta versão remasterizada, Horizon Zero Dawn se junta a Forbidden West como um dos lançamentos tecnicamente mais impressionantes da atualidade. E sei que isso pode ser o suficiente para atrair muita gente. Certamente atrairia a mim. E a você?