Mario & Luigi Brothership é mais um RPG do Super Mario a chegar ao Switch. Apesar disso, os únicos que joguei antes foram Paper Mario The Origami King e Mario & Rabbids: Spark of Hope, dos quais gostei muito. Mario & Luigi Brothership tem muito que o assemelha a Paper Mario. É uma excelente reinterpretação do mundo do Super Mario em RPG, e talvez seja ainda mais próximo de suas aventuras de plataforma, já que o visual 3D desenhado é mais próximo do original.

MARIO & LUIGI BROTHERSHIP

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos
O jogo é muito bonitinho.

Mario & Luigi Brothership é um RPG bem simples e amigável. O combate é em turnos, mas muito mais simples do que costumamos ver em games como Like a Dragon. Há loot mas cada uma cuida de uma estatística apenas e benefícios secundários são mais raros e limitados. Por uma benção direta de Thor, não existe classificação de cores, então nada de ficar obcecado buscando equipamentos roxos ou dourados.

Se parece que Mario & Luigi Brothership é pensado para ser o “primeiro RPG do nenê”… bem, é por aí mesmo. E entendo que isso pode incomodar quem deseja maior complexidade em seus jogos de loots e estatísticas, mas para mim essa simplicidade é extremamente bem-vinda. Você sabe, eu gosto de passar meu tempo jogando, não em menus buscando números maiores.

REINO DOS COGUMELOS

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos
Há muito de plataforma em Brothership.

Se você, como eu, se interessa mais por Mario & Luigi Brothership por ser um jogo da família Mario, e menos por ser um RPG, é com felicidade que conto que estamos bem servidos. Há desafios de plataforma, quebra-cabeças e até objetivos com limite de tempo. Tudo isso é bastante simplificado em relação a, por exemplo, Super Mario Odyssey. Mas Brothership faz um excelente trabalho em se encaixar no mundo, na lore e na jogabilidade da franquia como um todo. E certamente as partes de plataforma não são tão simplificadas, e vão desafiar mesmo alguns jogadores mais veteranos.

Mais ainda, é uma excelente oportunidade para explorar este universo com um level design mais aberto e focado no prazer da exploração e não apenas no prazer de “chegar ao fim”. Isso não significa que não haja fases propriamente ditas aqui.

FASES E COMBATE EM MARIO & LUIGI BROTHERSHIP

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos

Cada ilha (fase) começa com um trecho em que você conversa com as pessoas, e desemboca em uma fase que intercala desafios e combates, normalmente finalizando em um chefe. O combate coloca Mario & Luigi contra grupos de inimigos e é bem básico. Durante boa parte do jogo, você pode apenas pular em suas cabeças ou usar um martelinho.

Demora muito tempo para você ganhar ataques que acertam mais de um inimigo por vez, e estes normalmente consomem mana, então usá-los é bem mais raro do que em Like a Dragon. Eventualmente você ganha também umas “tomadas”, power ups que, quando equipados, modificam seus ataques. Estes podem melhorar seus contra-ataques, ajudar a desviar ou até deixar seus golpes mais fortes. O mais útil permite atacar vários inimigos de uma vez, mas já sabe, a quantidade de cargas é bem limitada e demora muito para recarregar.

DECIDINDO O MELHOR ATAQUE

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos

O combate não é ruim, mas a necessidade de passar a maior parte do tempo atacando um inimigo por vez causa uma enorme preguiça, especialmente quando você luta contra cinco ou mais desafetos ao mesmo tempo. Completando a preguiça, há carregamentos frequentes que, se não são longos, acontecem a toda hora. Prepare-se para esperar 10 segundos sempre que mudar de tela e antes e depois de cada combate.

Isso faz com que uma sequência contra três ou mais grupos de inimigos se torne sacal. Você espera carregamento, luta. Espera de novo e entra em outro combate às vezes imediatamente, para um novo carregamento. Quando você está só explorando e fugindo das lutas, é extremamente frustrante, pois você precisa esperar a batalha carregar para poder fugir, e depois de fugir há um novo carregamento. Mario & Luigi Brothership realmente se beneficiaria de uma instalação em SSD.

HISTÓRIA E NARRATIVA

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos

A história é bem básica, mas bem escrita. Mario & Luigi são transportados para um outro mundo e devem resolver os problemas da nova região antes de voltar ao Reino dos Cogumelos. A história tem excelentes piadas, mas não tem vozes e as animações são repetitivas e feitas com os bonecos do jogo na maior parte do tempo.

A desenvolvedora Acquire faz muito com muito pouco. Embora os personagens não falem, eles fazem barulhinho, e é extremamente carismático que os barulhinhos de Mario & Luigi tenham sotaque italiano. Além disso, zooms e expressões faciais são usados com bastante frequência para deixar a quantidade excessiva de história mais palatável e divertida. Mas sim, há uma quantidade excessiva de história. Você não anda mais do que um ou dois minutos sem ter seu controle arrancado para ler um diálogo.

E ISSO ME LEVA…

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos
As raras cutscenes propriamente ditas mostram o que seria possível com mais investimento.

Está mais do que na hora de a Nintendo começar a investir na narrativa de seus jogos. Faz décadas que os videogames passaram a fazer cutscenes mais cinematográficas, mas a Nintendo ainda está presa na forma de contar histórias como era possível na época do Super Nintendo.

Sim, eu tenho plena noção de que cutscenes mais bem produzidas são caríssimas. Dito isso, não é como se a Nintendo cobrasse por seus jogos menos do que a Sony. Se tanto, ela começa cobrando o mesmo valor, mas todas as outras editoras diminuem o preço de seus jogos com o tempo, enquanto a Nintendo cobra preço cheio em seus jogos para sempre. Se é para cobrar preço premium, e é para ter história elaborada, a história deveria ser contada de forma apropriada, não num estilo 16-bit. Isso me incomoda bastante em jogos independentes, mas a questão de orçamento e preço não pode ser ignorada. Um Hollow Knight custa bem menos do que um Mario & Luigi Brothership.

LONGO DEMAIS

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos

Talvez minha principal picuinha, no entanto, seja com a duração. Eu gostei muito de Mario & Luigi Brothership, mas ele é muito de uma coisa boa. Este simplesmente não é um jogo para durar 50 a 60 horas (foi o que durou para mim, e não fiz todas as sidemissions).

Em especial, após o que o jogo chama de “batalha final”, há uma parte estendida que dura cerca de cinco horas. Nesta parte, os fast travels dentro das ilhas são desligados e você precisa visitar várias delas mais uma vez. Só depois de passar por esta volta da vitória é que o jogo deixa você entrar de fato na fase final, que culmina na que realmente é a batalha final. Sério, a essa altura eu já não aguentava mais e finalmente o jogo se permitiu acabar.

MARIO & LUIGI BROTHERSHIP

Mario & Luigi Brothership, Mario, Luigi, Nintendo, RPG, Delfos

Como todo mundo, eu acho que a Nintendo deveria acompanhar os tempos e o que é possível na mídia. Mas como todo mundo, ainda sou muito fã de seus jogos. A história de Mario & Luigi Brothership pode encher o saco em suas interrupções frequentes e na sua duração absurda (pense em quanto você pode fazer com 60 horas), mas o gameplay, a exploração e o audiovisual são simplesmente fantásticos. Se tanto, a história incomoda porque tem ambições de ser mais do que um monte de textos permite.

Mario & Luigi Brothership é um RPG mais simples do que seus congêneres e também um plataforma mais ou menos simplificado. Mas acredito que isso o torne mais acessível para jogadores mais novos que não estão dispostos a fazer grinding para ver números subindo. Os números sobem aqui, mas você não precisa se preocupar muito com eles. E este talvez seja o maior elogio que posso fazer a um RPG.