Para nós, brasileiros, isso não é novidade. Mas, parece que lá na terra da rainha, há sete anos quem reinava era o Rock.
Segundo uma pesquisa feita pela Official Charts Company, tomando como base o que os britânicos têm comprado no mercado musical, o Pop ficou com a maior fatia do bolo, ou seja 33,6% do total do comércio. E faz sentido, pois o Pop realmente andou fabricando algumas pérolas de mercado, como a imbatível Adele e seu álbum 21, que não sai do topo por lá. Além disso, os britânicos também consumiram Jessie J, Bruno Mars e a nossa trüe favorita, Lady Gaga.
Enquanto isso o bom e velho Rock, ficou com uma fatia um pouco menor, 29,4% do total. Parece bastante, mas é amarga, já que desde 2004 (41,5%) o estilo dominava o mercado. A prova disso é que apenas dois álbuns chegaram ao top 20 por lá: Mylo Xyloto, 5º álbum de estúdio do Coldplay e Noel Gallagher’s High Flying Birds, álbum de estreia da nova banda de Noel Gallagher, ex-Oasis.
A pesquisa não espelha nosso mercado, mas é algo interessante a ser analisado. O Rock vindo da Grã-Bretanha virou quase um estilo próprio, criando aqui no Brasil um verdadeiro estouro de bandas que adotaram o estilo. Até mesmo essas parecem um tanto sumidas ultimamente.
Pergunto, o que aconteceu com as bandas que, segundo a mídia, iriam “salvar o rock”?