É difícil imaginar como alguns jogos funcionam antes de experimentar. Quando Guitar Hero começou a fazer sucesso, eu não conseguia imaginar como eles representariam os solos. Hoje parece óbvio. VR Skater é um jogo para Windows e PS VR2 que tenta levar ao VR os populares joguinhos de skate como Tony Hawk Pro Skater. Como ele faz isso? Bom, eu vou tentar explicar.

VR SKATER

VR Skater, Perp Games, PS VR2, VR, PS5
É possível ver os controles a qualquer momento, basta olhar para suas mãos.

Obviamente, você não usa os pés para jogar. Todas as habilidades e truquinhos que você espera em um jogo de skate estão aqui, e em geral são feitas com movimentos das mãos e apertando botões. Por exemplo, para pular (ollie), você precisa segurar o X para abaixar e, ao soltar, você pula.

Para skatar para frente, você usa a sua mão de trás (que você pode escolher se vai ser a direita ou esquerda) e faz com ela o movimento que normalmente faria com os pés em um skate de verdade. Este é o básico do básico, mas combinações específicas de movimentos e botões permitem girar o skate e fazer várias outras coisas bacanas com nomes extremamente específicos que nem vou tentar reproduzir aqui para não falar besteira.

TUTORIAIS, DESAFIOS E TURNÊS

VR Skater, Perp Games, PS VR2, VR, PS5

VR Skater exige ser jogado de pé e seu gameplay é deveras técnico e complexo. Como em um jogo de luta, existe uma pá de tutoriais e desafios para te ensinar a fazer tudo que ele permite. Depois disso, tem o modo turnê, que te permite escolher uma pequena quantidade de cenários e alguns objetivos. Estes podem ser truques específicos, truques livres com limite de tempo e até corridas.

Basicamente tudo que você faz dá pontos, e este é o grande objetivo do game. É fazer pontos dentro das limitações e desafios que ele propõe. Neste aspecto, ele lembra muito mesmo o Tony Hawk Pro Skater. E este tipo de gameplay mais livre, mais “jogar pelo prazer de jogar”, não costuma me capturar muito. Eu preciso de um objetivo, um fim, nem que seja uma sequência de fases. Pontuação não me animava nem na época do Atari.

ELABORADO E BEM-FEITO

VR Skater, Perp Games, PS VR2, VR, PS5

Embora VR Skater não tenha capturado o meu coração, é um jogo que eu indicaria facilmente para entusiastas de skate e de VR (necessariamente de ambos). Ele é bem feito, com um visual bem realista e controles muito bem pensados para pelo menos dar a sensação de estar de fato em um skate.

Isso não é um review, obviamente, pois me falta a habilidade para ir fundo em VR Skater. É o tipo de jogo que eu nunca compraria para mim (como o próprio Tony Hawk Pro Skater), mas é fácil de ver as qualidades e características que podem atrair outras pessoas. Se a ideia de andar de skate em VR te atrai, ou você gosta muito de Tony Hawk Pro Skater, vale a pena entrar neste campeonato.