A distribuidora Paramount mostrou aos jornalistas paulistanos, durante a cabine de imprensa da película A Grande Aposta (aguarde a resenha), uma prévia de 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, o novo filme do explosivo diretor Michael Bay.
Se existe alguém aí contando nos dedos os dias até a estreia de um novo longa do popular Miguel Baía, regozije-se, pois esta matéria foi feita especialmente para você! Foram exibidos 25 minutos de cenas variadas da película e agora contarei minhas impressões do que foi mostrado.
13 Horas retrata a história real de um ataque a um complexo estadunidense na Líbia. Após a queda do ditador Muamar Kadafi, várias milícias se formaram, e nesse clima de instabilidade, o local onde o embaixador estadunidense está é atacado. As cenas mostradas e o climão delas me deixou a impressão de que o negócio será uma mistura de Argo com Falcão Negro em Perigo.
A maioria das cenas é bem tensa, passando a impressão de que tudo pode sair do controle a qualquer momento, como acaba acontecendo. A primeira sequência apresentada, que mostra a chegada de um soldado ao país (interpretado por John Krasinski, o Jim do The Office) mostra bem isso. Ele e um colega estão se dirigindo de carro até a base estadunidense e caem num bloqueio numa rua, tendo de escapar de uma milícia sem reforços, só na base da ameaça e de bolas de ferro.
No mais, muitos tiroteios e explosões, bem como Michael Bay está acostumado, embora com uma cara muito mais séria, que parece demonstrar uma vontade do truta de sair do campo dos blockbusters descompromissados. Contudo, este aqui também é um exemplar do gênero God bless America, mais uma vez exagerando no patriotismo em uma situação em que eles nem deveriam estar lá para começo de conversa. Prepare-se para um dos momentos mais ridículos do cinema, quando um dos inimigos metralha uma bandeira estadunidense pendurada no mastro.
Parece um filme razoável que mistura ação com drama biográfico, mas com os costumeiros elementos megapatrióticos que sempre aparecem em produções envolvendo as forças armadas deles. Seja como for, em quatro de fevereiro, quando o longa está previsto para estrear aqui, poderemos ver o todo do negócio. Enquanto isso, fique com o trailer: