É tradição aqui no DELFOS a gente tirar sarro dos títulos nacionais de filmes. Mas convenhamos, “muito louco”, “do barulho” e “da pesada” são coisas que já estão até enraizadas na nossa cultura. O problema são as variações que tentam ser criativas. E, de todas essas, Uma Família do Bagulho deve levar o troféu de pior título nacional da história.
Cá entre nós, eu não consigo sequer imaginar o pessoal da Warner fazendo um toró na cuca para traduzir “We’re The Millers” e um caboclo sugerir Uma Família do Bagulho, a não ser que ele estivesse tirando sarro. E vai ver foi isso mesmo o que aconteceu, mas as outras pessoas na reunião não sacaram a piada e gostaram da ideia. Enfim…
SO NO ONE TOLD YOU YOUR LIFE WAS GONNA BE THIS WAY
Aqueles que resolverem desembolsar alguns tutus para assistir a um filme com este título vão conhecer um traficante chamado David Clark (Jason Sudeikis). Ele mora no mesmo prédio que a stripper Rose (Jennifer Aniston) e o nerd Kenny (um lucky bastard qualquer. Assista ao filme e entenda o porquê). No bairro deles ainda ronda uma sem-teto extremamente gata chamada Casey (Emma Roberts, sobrinha da Julia, o que explica como ela conseguiu o papel e porque ela age de forma tão esnobe no vídeo abaixo).
Após um assalto, David fica devendo muita grana para seu patrão (Ed Helms, de Se Beber, Não Case), e a única forma de compensar o pobre empresário (que tem um dos escritórios mais legais que eu já vi) é indo até o México, pegar uns pacotes de bagulho (hein? Hein?) e trazer de volta para os States onde o bagulho vai usufruir da liberdade, dos tiroteios em escolas e de tudo mais que vem com o American Way of Life.
O problema é que o sujeito tem cara de traficante. Para conseguir passar pela fronteira, ele tem a genial ideia de fingir ser uma família feliz no estilo Ned Flanders. E adivinha quem ele vai contratar para se juntar a ele?
YOUR JOB’S A JOKE, YOU’RE BROKE, YOUR LOVE LIFE IS D.O.A.
A partir daí, o filme se torna basicamente uma road trip. Imagine Pequena Miss Sunshine sem a inteligência e o drama. Basicamente, acompanhamos a amorosa família indo para o México e voltando, e se metendo em um monte de confusões e enrascadas no caminho. E as confusões vão ser do bagulho, delfonauta (hein? Hein?).
Eles vão se envolver com traficantes mexicanos, com policiais corruptos, imigrantes ilegais e até uma família de turistas extremamente amigável que está a fim de experimentar uma troca de casais. Será que no final disso eles vão conseguir colocar a animosidade para trás e acabar aprendendo a agir como uma verdadeira família? Eu não vou contar, mas convenhamos que você já deve imaginar como o filme acaba.
E é bem por aí mesmo. Essa é uma daquelas comédias estadunidenses típicas, envolvendo confusões, mal entendidos e uma ou outra cena da Jennifer Aniston de lingerie para dar uma apimentada. Duvido que realmente empolgue algum delfonauta e está muito longe de ser imperdível, mas pode render algumas horas de diversão e algumas risadas.
IT’S LIKE YOU’RE ALWAYS STUCK IN SECOND GEAR
– E aí, quem vai ser o primeiro a falar nos comentários de onde saíram os intertítulos deste texto?
– E quem vai ser o primeiro a dizer qual alimento combina com a Jennifer Aniston de lingerie? Para ajudar na inspiração, tem uma cena do filme ali na galeria.
– Caso você seja o primeiro a fazer uma das duas coisas, não esqueça de gritar first! Não é sempre que uma oportunidade de ouro dessas aparece, diz aí.