Eu nunca fui muito fã da série GTA. Acredito que o único game desse estilo que eu realmente gostei foi Mafia. Dado o sucesso desse jogo, contudo, tenho certeza que muita gente piraria o cabeção se fosse feito um filme sobre ele. Pois bem, gamers, não esperemos mais. The Business é exatamente como um jogo baseado no GTA deveria ser. Não acredita em mim? Então saca só essa sinopse.
Um carinha chamado Frankie faz uma entrega para um outro carinha chamado Charlie, que vai com a cara de Frankie e oferece um emprego para o dito cujo: motorista. Acontece que o Charlie é um chefão do crime organizado, então as missões de Frankie vão ficando cada vez mais complicadas. Diz aí, é ou não é igualzinho o GTA? Até a forma como as missões começam é semelhante, com Frankie entrando em uma sala, vendo que algo aconteceu e então Charlie dizendo para ele o que deve ser feito. Na verdade, tirando o fato de o carro dirigido ser quase sempre o mesmo e a personalidade de Frankie ser bem diferente dos protagonistas do game (que, embora seja em cada exemplar da série um personagem diferente, sempre agem da mesma forma), o restante é basicamente igual.
A princípio, Frankie não se sente muito bem em sua nova carreira, mas não demora para pegar gosto pela coisa. Afinal, poucas profissões oferecem muita mulher e muito dinheiro em troca de pouco trabalho. Claro que nem tudo é perfeito e logo os caras começam a se tornar rivais de outras gangues e a se envolverem em jogos políticos. Exatamente como acontece no GTA.
Infelizmente, o filme não é tão ousado quanto o game e acaba seguindo aquela fórmula “ascensão e queda”, o que o deixa um tanto previsível e frustrante. De qualquer forma, The Business é provavelmente muito melhor do que um longa baseado oficialmente no game seria, então para os fãs de GTA, ele é deveras recomendado. Ah, e bem legal o pôster do filme, que mostra os personagens em cartinhas de Super Trunfo. Pena que só tem quatro, senão eu ia recortar e jogar com meus amiguinhos. 🙂
Reclamation time: Sempre dá um problema no local onde a Paris Filmes faz suas sessões de imprensa. Nesse caso foi o som, que ficou quase inaudível. Será que eles ainda não se tocaram que o lugar já está podre e que está na hora de eles começarem a fazer essas sessões em cinemas de verdade, como quase todas as outras distribuidoras? Ou pelo menos fazer uma reforma no local, porque assistir a um filme desses sem conseguir ouvir a trilha sonora é dose.
E sempre pensando no nosso público, separamos uns links bem legais para quem ainda não conhece o GTA e quer saber se é realmente parecido com esse filme. É só escolher, comprar e jogar.
– GTA: San Andreas para PS2.
– GTA: San Andreas para PC.
– GTA: Vice City para PS2.
– GTA 3 para PC.
– Compre o PS2 e leve o GTA: Vice City na faixa.