Um ano depois do lançamento de System Shock Remake para Windows, finalmente temos as versões de console chegando. E olha, isso fez uma enorme diferença para mim, especialmente por ter agora o jogo todo programado para controles. Coisas que reclamei de qualidade de vida, como ter que segurar a alavanca para se manter correndo ainda estão aqui. Mas mexer no inventário, selecionar e pegar as coisas e interagir com o mundo em geral está bem melhor.
SYSTEM SHOCK REMAKE – NO PS5
Eu já tinha gostado de System Shock quando o joguei no PC, mas agora tudo foi muito mais agradável. Muitas melhorias foram feitas desde o lançamento, como a opção de ligar marcadores em locais importantes do mapa. Isso ajuda muito a fazer o jogo andar.
Sem este benefício, você basicamente sai explorando o cenário a esmo sem objetivos, e inclusive sem saber quando um objetivo é cumprido. Claro, eu sei que isso é parte da graça de um immersive sim, mas caso você não se lembre, não sou exatamente um fã do gênero. E essa colher de chá deixa o jogo mais acessível para pessoas como eu. A coisa não é perfeita, no entanto. Eu cheguei em um ponto que o marcador estava do outro lado de uma porta trancada e senti que já tinha explorado totalmente o mapa.
Não fosse isso, no entanto, provavelmente teria jogado até o fim. Sei lá, o visual, o brilho, a atmosfera. Tem algo muito especial aqui.
PERFORMANCE
A performance também está excelente. No PC eu consegui jogar a mais de 120 fps, e o PS5 não ativa este modo. Porém, pelo que vi ele roda a 60 fps suaves. Mas o mais empolgante para mim foi o uso de cores, especialmente no minigame Descent-like, em que as explosões faziam minha sala inteira brilhar.
Pessoalmente falando, eu fico um tanto dividido. Vejo System Shock Remake como um excelente projeto e uma ótima oportunidade de jogar este game histórico. Por outro lado, o jogo é um tanto trabalhoso e complicado demais para mim. Meu interesse é mais acadêmico propriamente dito.
Se immersive sims são a sua praia, no entanto, e você estava esperando o jogo chegar a consoles, digo com todas as letras que o port de PS5 é nada menos que excelente.