Steel Seed é um daqueles jogos que me deixavam bem animado para experimentar. E de fato, ele foi bem interessante enquanto durou. O problema é que não durou até o fim. Eu esperei até ontem, dia 21 de abril de 2025, para ver se ele seria consertado. Não foi, e o embargo de review vence hoje. Então o jeito é escrever baseado no que consegui jogar. Pega minha mão e vamos nessa!
STEEL SEED: STEALTH 3D LINEAR
Apesar de estar empolgado para jogar, eu não estava muito certo sobre como era o jogo. Os vídeos a que assisti faziam parecer que ele seria um jogo de ação na linha Stellar Blade. Na verdade ele é muito mais focado no stealth. Você não é indefeso e pode lutar quando for visto, mas suas habilidades e ferramentas são totalmente focadas em limpar as telas sem ser visto. E é nisso que o jogo se destaca.
Até onde pude jogar, o game é basicamente uma sequência de salas com inimigos para você limpar e explorar. Ele é deliciosamente linear neste início, mas não sei dizer se ele será linear o jogo todo (mais sobre isso em breve). Minha principal crítica neste início era apenas a pouca variação de cenários pouco interessantes. É tudo um tanto escuro e industrial, então não há muito a se ver. O foco é mesmo na ação de stealth.
Há upgrades que podem ser comprados com moeda equivalente a XP, mas que só ficam destravados para compra depois de cumprir algum desafio específico. Por exemplo, você pode aumentar seu limite de cura depois de ter usado a cura X vezes, pode melhorar suas ferramentas depois de tê-las usado de formas específicas e assim por diante. É um sistema interessante, que faz com que você sempre fique olhando o que precisa fazer para destravar novas habilidades e ferramentas. Também tem algumas coisas criativas, como chãos especiais que te tornam invisível, e trechos de plataforma, incluindo escalada estilo Uncharted e wall run.
MUNDO ABERTO OU SÓ MAIS ABERTO?
Durante duas longas fases, o jogo foi bem linear. Pouco antes de ele me impedir de continuar, no entanto, a coisa abriu. Um barquinho apareceu, e então eu tinha várias áreas para escolher explorar. Ou não, já que algumas eram opcionais. Dependendo de quão importante e vital para o jogo este barquinho se torne, o jogo pode sim ficar mundo aberto. Ou então apenas esta parte é aberta e o restante é linear. O tempo que joguei certamente possibilita os dois caminhos.
Acontece que logo depois dessa primeira parte do barquinho, tem uma “fogueira” (funciona exatamente como este nome indica), mas é impossível avançar mais. Sempre que você passa de determinado ponto logo depois dela, o jogo fecha sozinho. Eu tentei reiniciar o videogame, reinstalar o jogo, avisar a assessoria de imprensa e esperar por updates. Na véspera do embargo, nada tinha mudado.
Eu certamente gostei do que vi em Steel Seed, mas o que vi foi praticamente um preview. Não sei se o jogo será corrigido um dia, e esperei o máximo possível antes de escrever na esperança de jogar mais dele e conseguir fazer um texto mais completo. Não foi dessa vez. Pelo que joguei, tenho vontade de jogar mais. Mas não consigo colocar minha mão no fogo neste momento se um dia será possível jogar mais. O jeito é ficar em stand by. Steel Seed é praticamente o jogo de Schrödinger neste momento, então pensa bem se você quer abrir esta caixa agora.