Spielberg comenta sobre a filmagem de Tintin

0
Alfredo, Alfredo de la Mancha, Delfos, Mascote, Alfred%23U00e3o, Delfianos

O diretor do primeiro filme a adaptar As Aventuras de Tintin para as telonas, Steven Spielberg, falou ao Los Angeles Times sobre o processo de filmagem da produção.

Tintin usou as mesmas tecnologias de captura de movimento que James Cameron criou para Avatar, e esta foi a primeira experiência de Spielberg com ela. O diretor se revelou encantado com o resultado. “Me senti um pintor como nunca antes“, disse o diretor. “Eu pude fazer tantas atividades que eu nunca pude fazer com frequência como diretor. Você pode pintar com esse dispositivo que te coloca no mundo virtual, e permite que você faça todas as tomadas e agrupar todos os atores com esse dispositivo portatil apenas três vezes maior que um controle de Xbox“.

A liberdade criativa e a semelhança com o material original foram dois fatores decisivos para que Spielberg adotasse a tecnologia: “Hergé escreveu sobre pessoas fictícias num mundo real. […] Ele estava trabalhando com o mundo real, e usou a National Geographic para pesquisar as suas aventuras. Me pareceu que filmar com atores reais seria estilizado demais para uma audiência se correlacionar. Você teria de ter trajes que são meio estranhos quando você vê os atores vestindo-os. As fantasias parecem cair melhor quando a mídia escolhida é digital“.

Como pudemos ver em Avatar, as expressões dos atores também serão algo reproduzido com fidelidade pela tecnologia. Isso evitará aquele sentimento estranho e assustador que tivemos ao ver Tom Hanks atuando em Expresso Polar. Isso não deve acontecer com Jamie Bell, que interpreta o Tintin. “A performance emocional e física será toda de Jamie Bell“, disse o diretor. “Se Tintin o fizer sentir algo, é a alma do Jamie Bell que você está sentindo“.

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, estreia dia 23 de dezembro de 2011, nos EUA.”