Aqueles que compraram um Playstation 2 este ano podem rir à toa. Enquanto o next-gen da Sony não engrena, o Playstation 2 continua vendendo como se fosse Coca-Cola no deserto. É barato, tem bons títulos e gráficos e, se você ainda não tem uma televisão tremendona, o suporte a HD não faz falta.
Muito se especula até quando vai o fôlego do console de maior sucesso da história. A julgar pelo último anúncio da Sony na Europa, ainda por muitos anos. Acontece que, em uma conferência para desenvolvedores na Ucrânia, segundo o Videogame Daily, George Bain, o developer relations manager (seja lá o que for isso) da Sony Europe anunciou que o Playstation 2 se tornou quase uma plataforma aberta na Europa.
“Ok, e o que diabos isso significa e por que eu me importo com isso, seu cabeça de mamão?“, pergunta o delfonauta dedicado. Ora, meu caro, isso significa que as produtoras poderão lançar jogos para o console sem o aval da Sony. Não apenas isso, não mais terão de pagar para licenciar os jogos que desenvolverem para ele. Isso significa que você pode criar um jogo para PS2 no quintal da sua casa e comercializá-lo, sem ter de pagar nadica de nada para a empresa dona do Playstation.
Na prática, isso significa muito, mas muito mais jogos saindo para o console: bons e ruins. Principalmente ruins, mas espere ver muitas idéias legais surgindo de amadores pelo mundo afora.
Apesar de não cobrar mais para o lançamento dos jogos, a Sony ainda cobra pelos kits de desenvolvimento, necessários para fazer os jogos. Daí o “quase” do segundo parágrafo. No entanto, o custo do kit será relativamente baixo: 10.250 verdinhas estadunidenses. E se uma empresa se propôe a fazer um jogo e não tem esse capital inicial, também não precisa se desesperar: a Sony também “emprestará” kits de desenvolvimento, se a sua idéia for boa e puder pagar de volta o dinheiro investido!
De fato, com esse novo anúncio, será difícil tirar do Playstation 2 o título de videogame mais bem-sucedido da história.