Solteiros com Filhos

0

O elenco composto basicamente pela turma do Saturday Night Live pode sugerir outra coisa, mas a primeira cena, a trilha sonora e até a fonte usada nos créditos iniciais denuncia: Solteiros Com Filhos não será uma comédia romântica mainstream, mas terá um sabor mais indie. Excelente, não? Uma pena que, para um filme que tenta ser diferente, ele acaba caindo em todas as armadilhas do gênero.

Em um momento em que todos seus conhecidos estão começando a ter filhos, Jennifer Westfeldt e Adam Scott são dois amigos solteiros que estão assistindo a tudo de fora. E embora ambos um dia queiram ter um pimpolho para chamar de seu, ficam assustados com o quanto a presença de um nenê transformou a vida de seus amigos para pior.

Acreditando que ter um filho é um trabalho integral, ambos fazem um combinado: vão fazer uma criança e dividir as responsabilidades e custos meio a meio. Assim, ao invés de ambos ficarem sem dormir por anos depois do nascimento, eles poderão curtir a criança perdendo apenas metade do sono.

Parece lógico, mas se você já assistiu a qualquer comédia romântica na sua vida (seja indie ou não), com certeza sabe o que vem por aí, não sabe?

Resta então o sabor indie para salvar o filme. O problema é que, tirando a estética e a trilha sonora, esse sabor fica totalmente em segundo plano. No final das contas, o produto final não é engraçado, e acaba sendo tão vazio quanto qualquer romcom tradicional.

Em alguns momentos, até parece que o negócio vai engrenar, com alguns diálogos legais, mas parece que não souberam reconhecer o que tinham de bom para capitalizar nisso. O diálogo em que todos estão na mesa de jantar, por exemplo, é nada menos que excelente, mas termina muito rápido, e é logo depois disso que o roteiro desembarca em um festival de clichês.

A direção também não ajuda. Jennifer Westfeldt simplesmente mordeu mais do que daria conta ao escolher roteirizar, dirigir e protagonizar o filme. O que sofreu mais foi a direção, especialmente nas cenas de plano e contraplano em que tudo parece meio “quebrado”, com muitos erros de continuidade.

Solteiros Com Filhos poderia ser legal. O sabor indie até ajuda um pouquinho, mas acaba sendo como comer um cheeseburger com queijo gruyere. Claro, parece diferente e com mais qualidade, mas no final das contas ainda é um cheeseburger. E se você gosta de cheeseburger, não tem nada especialmente errado com este, além do fato de que é um prato que você já assistiu várias vezes antes. Ou sei lá, acho que me perdi na metáfora. É isso que dá escrever com fome.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorAbraham Lincoln e Starship Troopers: Invasion ganham trailers
Próximo artigoMass Effect 3: confira trailer de novo DLC
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
solteiros-com-filhosPaís: 2011<br> Ano: EUA<br> Gênero: Comédia Romântica<br> Roteiro: Jennifer Westfeldt<br> Elenco: Jennifer Westfeldt, Adam Scott, Maya Rudolph, Jon Hamm, Kristen Wiig, Chris O’ Dowd, Megan Fox e Edward Burns<br> Diretor: Jennifer Westfeldt<br> Distribuidor: Paris<br>