O Nintendo Switch tem uma proposta bem diferente dos outros consoles. Se você quer a experiência mais impressionante, pegue um Xbox One X. Se você quer flexibilidade de jogar como quiser, onde quiser, o consolinho da Nintendo é a pedida.
Quem tem apostado forte nisso é a Bethesda, que tem lançado ports de seus jogos AAA para o Switch.
The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo relativamente antigo, lançado em 2011 para a geração passada e um ano atrás em versão remasterizada para a geração atual. Ele acaba de chegar agora em sua versão para o Switch, e entrega o que promete.
Ele vem completo, com todas as expansões oficiais (Dawnguard, Hearthfire e Dragonborn), porém não tem acesso a mods.
Para compensar, traz controles por movimento que são bem divertidos. Você segura um joy-con em cada mão e pode dar espadadas e outros ataques brandindo os braços como um morcego bêbado.
Claro, se você curte uma experiência mais profissional, pode jogar com os joy-cons montados no modo cachorrinho ou, para a melhor experiência, com o Pro Controller. Outra novidade é que você pode vestir seu herói com as roupas e a espada do Link de The Legend of Zelda. Para isso, claro, você precisa encontrá-las antes, mas não é nada especialmente difícil.
Claro, como você já deve imaginar, há alguns comprometimentos, que deixam o visual de Skyrim no Switch inferior às suas versões maiores. Abaixo você confere uma imagem comparativa do PC com o Switch.
Na imagem, a diferença é perceptível, mas enquanto você joga não é tão clara. O jogo ainda é bonito e imersivo mesmo no Switch. O legal mesmo, no entanto, é jogar no modo portátil.
Temos aqui um RPG enorme, altamente imersivo, que pode passar de uma centena de horas de jogo. É, provavelmente, o maior jogo disponível até hoje para um console portátil. E você pode curtir ele inteiro enquanto estiver castigando a privada. Isso não tem preço.
Para saber mais sobre o jogo, não deixe de ler nossa resenha completa de The Elder Scrolls V: Skyrim.