Sentenced – The Funeral Album

0

Após 16 anos de carreira, o mundo do Metal foi pego de surpresa em 2005 com o anúncio do fim do Sentenced, banda finlandesa que começou Death Metal (com fortes influências de Napalm Death) e amansou o som aos poucos até se transformarem em pioneiros do Gothic Metal, tão em moda hoje em dia. Você ainda não conhece o trabalho deles? Então confira uma entrevista bem legal que fizemos com os caras há alguns meses.

Mas antes do fim definitivo, o Sentenced nos presenteia com mais uma pérola e o derradeiro álbum da banda, The Funeral Album cujo nome não poderia fazer mais sentido.

Apesar de não ser um trabalho conceitual, a maioria das letras gira em torno do fim de alguma coisa e a ironia ainda se faz presente (quem não se lembra do clássico Excuse Me While I Kill Myself do disco anterior?) nas composições criativas e bem “otimistas” (sim, fui irônico) como Consider Us Dead, Lower the Flags e a melhor: A Long Way To Nowhere.

Musicalmente falando, a banda fecha sua história com o último estilo apresentado: Gothic Metal com pitadas de Doom e Hard Rock, bem diferente do que costumavam fazer em início de carreira. Os destaques vão para as baladas We are but Falling Leaves, Vengeance is Mine e a porrada instrumental Where Waters Fall Frozen que resgata um pouco do passado pesado. Aliás é importante dizer que os fãs das antigas vão estranhar bastante já que a maioria esmagadora do Funeral Album é composta por Power Baladas, todas muito bem feitinhas diga-se de passagem, mas que não passam nem raspando no que um dia foi o som do Sentenced (em termos de peso, não de qualidade – que isso fique bem claro!).

Uma pena mesmo que a banda tenha batido as botas. Ouvindo este CD, fica claro que os caras ainda tinham muito chão para queimar, mas não duvido que todo esse funeral seja apenas uma jogada de marketing e daqui a pouco eles aparecem em um Wacken Open Air da vida.

Galeria

Galeria

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorMegadeth de baixista novo
Próximo artigoMorte ao vivo
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
sentenced-the-funeral-albumAno: 2005<br> Gênero: Gothic Metal<br> Artista: Sentenced<br> Gravadora: Century Media<br>