Ontem à noite, a Sony finalmente revelou aquilo que o mundo inteiro estava aguardando: o quarto membro da sua família de consoles. A última palavra em jogos eletrônicos. Sim, amigo delfonauta, o PlayStation 4 existe, e você conhecerá todos os detalhes logo abaixo.
O evento foi apresentado pelo CEO da Sony, Andrew House, que falou bastante sobre toda a magia do videogame e declarou oficialmente o lançamento do próximo console da Sony, que ostenta um nome super criativo. Andrew também disse que o videogame “superaria as expectativas”.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Logo após a introdução, o chefe da arquitetura de sistema do PS4, Mark Cerny, sobe ao palco para falar das especificações do console. Nas palavras do próprio, o PS4 será “um console para desenvolvedores”. Esta declaração pode parecer meio sem noção, mas aqui no Brasil ela faz muito sentido: você vai precisar ter tanta grana quanto uma desenvolvedora para comprar o console.
Cerny também disse que o vindouro videogame da Sony terá uma estrutura “como a de um PC, porém superpoderoso”. O PS4 virá com um processador X86, 8GB de memória RAM e um HD interno. Ele também usará a tecnologia APU e memória GDRR5, que hoje em dia é usada em placas de vídeo de última geração.
Uma coisa bastante interessante sobre a parte técnica do console é que ele terá um chip secundário que permite que você jogue os games que ainda estão sendo baixados (pelo menos até a parte em que o download está). Isto deve ser bastante útil para saber se o jogo vale ou não ser baixado, não acha, delfonauta?
Outro fator interessante do PS4 é que ele terá uma função que permite que você desligue o console e, quanto voltar a ligá-lo, o jogo vai começar exatamente do ponto em que você parou. Ou seja, você não precisará mais se atrasar para aquele compromisso porque não consegue mais achar um maldito save point.
O CONTROLE FEIO
Cerny também nos apresentou o controle do PlayStation 4, batizado de Dualshock 4. Sim, a Sony é extremamente criativa ao nomear as coisas para videogames. O controle é exatamente aquele protótipo feio que eu te mostrei alguns dias atrás.
O novo controle virá com uma touchscreen no centro e um novo sistema six-axis, além do já tradicional rumble. Ele também terá alto falantes integrados e uma entrada para fones de ouvido. Dois novos botões foram adicionados: o botão Options, que fica embaixo do R1, combinará as funções dos extintos e clássicos Start e Select.
Já o botão Share, localizado embaixo do L1, merece um parágrafo só para ele. Este botão permitirá que você exiba a sua jogatina ao vivo através de streams, bem como enviar fotos e vídeos do seu gameplay para as redes sociais. Este botão também permite que você peça ajuda aos seus amigos, que poderão lhe dar itens e armas especiais ou até mesmo assumir o controle do seu personagem. Isso é o que eu chamo de interatividade!
E aquela luz azul em cima do controle? Bem, ela serve para que, quando houver mais de um controle conectado ao console, ela mude de cor para deixar a identificação mais fácil. Sério.
Na verdade, esta luz não servirá só para isso, mas também para ajudar a câmera que virá com o PS4 chupinhada do Kinect a captar melhor o cenário. Esta câmera terá quatro microfones integrados e também terá suporte ao Move.
E para terminar, você poderá usar o PS Vita como uma tela secundária e, caso você precise desligar a sua TV ou sair do local em que ela está instalada, basta levar o seu portátil e o seu controle para outro lugar e continuar jogando. A Sony revelou que lançará aplicativos para iOS e Android que permitirão que os tablets exerçam a mesma função
NOSTALGIA NAS NUVENS
Outro célebre convidado ao palco da Sony foi David Perry, CEO da Gaikai, uma rede japonesa de armazenamento de games em nuvem, semelhante à Steam.
David contou que os jogos da PSN e da Gaikai serão integrados e que, embora o PlayStation 4 não tenha retrocompatibilidade para ler discos do PS1, PS2 e nem mesmo do PS3, todos (ou pelo menos uma grande parte) os títulos destes consoles estarão disponíveis pela nuvem. Normalmente, eu não gostaria desta novidade, mas recentemente aderi à Steam e devo dizer que este é o melhor método de distribuição de games já feito, principalmente para os clássicos.
E por falar na PSN, a Sony revelou seus planos de transformar a sua rede em algo mais próximo a uma rede social, incentivando os usuários a colocarem seus nomes e fotos verdadeiros. Ou seja, diga adeus ao seu “MightyBlade_of_Asgard87”.
O QUE REALMENTE INTERESSA
Após tantas explicações chatas de coisas técnicas e controles feios, o game designer David Cage, da Quantic Dream, mostrou o novo sistema de captura de expressões usado no PS4. E que sistema tremendão é este, meu amigo.
Além disso, também rolou um vídeo bem bacanudo mostrando todo o potencial gráfico da Unreal Engine 4. Até onde foi divulgado, este vídeo é apenas para demonstração, não sendo de nenhum game em particular.
E, finalmente, vamos aos games de verdade. O primeiro game anunciado foi Knack, um game de ação feito pela Sony em parceria com o Japan Studios. Na minha opinião, o game tem um visual parecido demais com Team Fortress 2.
Um tal de DriveClub, uma espécie de jogo de corrida social, onde você terá que vencer desafios enviados pelos seus amigos via PSN, celular ou PS Vita. No primeiro vídeo, você confere o trailer do game propriamente dito e, no segundo, uma explicação da Evolution Studios sobre como esta interação funcionará.
Como aparentemente todo mundo hoje em dia ama FPS, um game deste gênero não poderia ficar de fora. E que FPS melhor para estrear em um PlayStation do que Killzone? O novo game da série, além de trazer gráficos soberbos e ação tremendona, também traz uma novidade à série: cores! O que é de se estranhar de um game chamado Killzone: Shadow Fall.
Outro game que chamou bastante a atenção foi Infamous: Second Son. O terceiro título da série traz novos personagens e, aparentemente, se passará em Seattle.
Também tivemos o trailer de The Witness, um daqueles games indies assustadores, cheios de cenários bonitinhos e quebra-cabeças pavorosos. Ou vai me dizer que você tem mais medo de um deus grego com espadas do que de um puzzle?
A Media Molecule apresentou um game ainda sem nome, que permitirá aos jogadores esculpir marionetes, cidades e controlar uma grande parte dos personagens através do Move. Eu vou ser sincero e dizer que este tipo de coisa nunca me atraiu, mas a apresentação do game foi tão tremendona que eu sinceramente quero jogá-lo.
A Square-Enix fez a sua aparição e mostrou o trailer Agni’s Philosophy, que mostra a sua nova engine gráfica. O trailer já foi exibido antes, mas, se você não viu, ele está aí. Mas o ponto alto mesmo foi o anuncio de que eles vão revelar um novo Final Fantasy na E3!
A Ubisoft mostrou o trailer do seu aguardadíssimo Watch Dogs, que, na minha opinião, parece mais uma mistura de GTA com Assassin’s Creed.
A Capcom também não ficou de fora e mostrou um impressionante trailer de um game medieval muito realista, cujo nome provisório é Deep Down.
A Blizzard enviou um sujeito que declarou abertamente que a empresa quer dominar o mundo. Espero que eles estejam preparados para encarar o DELFOS! O cara também disse que Diablo III ganhará versões para PS3 e PS4.
E, finalmente, a Bungie anuncia Destiny, um FPS muitíssimo parecido com Halo, mas eu não faço ideia do porquê ironia. O game será lançado para PS3, PS4 e X360, mas os consoles da Sony receberão conteúdo exclusivo.
Após este trailer, foi revelado que o PlayStation 4 será lançado no final de 2013, durante as festividades. E assim, encerra-se o evento tremendão da Sony.
ESPERE, NÃO VÁ! ESTÁ FALTANDO UMA COISA!
Você percebeu que em nenhum momento eu falei da aparência do console, ou mostrei qualquer imagem dele, amigo delfonauta? Isto é porque não há nada para se mostrar.
Sim, aproximadamente duas fuckin’ horas de espetáculo e nenhuma fotinha do PlayStation 4. Acho que podemos dizer que a Sony nos mandou ouvir pagode. Outra coisa que não foi anunciada foi o preço do console.
Segundo informações extra oficiais divulgadas pelo Kotaku, o PS4 virá em dois modelos: o mais básico custará 429 obamas e o mais completo, 529 obamas, mas estes preços podem mudar. O site também diz que a Sony anunciará os preços (e provavelmente a cara do console) em um futuro próximo. Muito provavelmente na E3, em junho, ou na TGS, em setembro.
E é isso aí, delfonauta. Para saber mais notícias sobre consoles dos quais ninguém nunca viu a cara, basta manter-se delfonado.