Saiba porque compras feitas nos States estão demorando tanto para chegar

0

Se você faz compras no exterior já deve ter notado que seus dedos diminuíram um pouco. Isso é causado pelo atraso na entrega dos seus produtos. Esse evento causa uma reação em cadeia no seu sistema nervoso, resultando no ato de roer unhas e consequentemente dedos quando elas terminam.

O BJC fez uma investigação para saber o que diabos está acontecendo para que haja tanta demora, e foi em um funcionário dos Correios que encontraram as respostas.

Segundo o contato, cuja identidade foi preservada, encomendas vindas dos States estão sendo retidas e trancadas na Receita Federal para passar por vistoria. Isso acontece por que produtos vindos dos EUA estão mais visados pela fiscalização. O mesmo tem acontecido com produtos da China e há previsão de que, após problemas com a Espanha, os produtos deste país também passem pelo mesmo processo.

Mas fique calmo, essa retenção tem prazo. Após 90 dias retida, a sua mercadoria é obrigatoriamente remetida, com ou sem vistoria. Esses 90 dias contam A PARTIR do prazo original de entrega, e não do dia do envio.

Você deve estar se perguntando: “mas isso não aumenta a chance de tributação?”. Segundo o contato da BJC, não. A quantidade gigantesca de pacotes vindos dos EUA, a carência de funcionários para fazer a vistoria de toda a parafernália e o fato de haver um prazo para isso acabam reduzindo a chance de tributação.

O que fazer? Considere sua encomenda atrasada somente após 90 dias da data prevista para entrega, não da data do pedido. E lembre-se que outros países, como Reino Unido, França e Alemanha não estão passando por este pente fino, então você sempre pode comprar em lojas dali.

Vale lembrar que o que está acontecendo não tem nada a ver com a Operação Maré Vermelha que está combatendo fraudes de importação que prejudicam a indústria nacional. Esta operação está visando produtos como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, pneus, cosméticos e perfumaria. Mídias ópticas (games, filmes, álbuns musicais, etc) não estão nessa lista.