A Suécia sempre foi um berçário para grandes bandas de Metal e com o Sabaton não é diferente, pois a banda pratica um Power Metal potente e com riffs certeiros, que nos remete aos melhores momentos de bandas como Grave Digger e Rage.
Com temáticas voltadas para as mais variadas guerras e conflitos armados, o Sabaton nos brinda com letras lindas que com certeza são ecoadas nos shows da banda, mas vamos ao que interessa, ou seja, o segundo álbum da banda: Attero Dominatus.
O CD é aberto com a faixa título, que já começa bombástica e nos apresenta riffs certeiros e pesados até chegar ao brilhante refrão que nos faz levantar da cadeira e ecoar os gritos de guerra junto com o vocalista Joakim Brodén. Não é só isso, pois a letra fala sobre a Segunda Guerra Mundial e é brilhante. Essa é com certeza a melhor música do CD.
Logo em seguida temos Nuclear Attack que, mais uma vez, nos mostra grandiosos riffs, mas os destaques aqui são o grandioso refrão e a brilhante atuação de Joakim, que prova ser um dos melhores vocalistas suecos da atualidade.
O álbum segue em alta com a sombria e cadenciada Rise Of Evil, que fala sobre o surgimento do nazismo. Aliás este é um tema freqüente nas letras do grupo, já que um dos “alvos” da banda é o império nazista.
In The Name Of God segue com a linha épica e com um refrão que, mais uma vez, nos dá vontade de pegar um rifle e ir para a guerra pelo Metal. We Burn não lembra Helloween apenas no nome, já que é a única música que segue uma linha um pouco mais “feliz” e deve-se ressaltar também o refrão que é um dos melhores do álbum.
A partir daqui, o CD perde um pouco o brilho, só que continua em alta com as faixas Angels Calling e Back In Control. O brilho volta com a poderosa Light In The Black e vale dizer que o Iron Maiden, citado no refrão não é a banda e sim a Ex-Primeira Ministra da Inglaterra: Margareth Thatcher.
E finalizando, temos uma musica que todas as pessoas precisam ouvir antes de morrer: Metal Crüe é uma homenagem a várias bandas da cena Hard’n’Heavy mundial, e que têm seus nomes cantados na letra como: Judas Priest, Iron Maiden, Slayer, Kiss e muitas outras.
Só resta dizer que este é um dos melhores álbuns de 2007 e que, depois de ouví-lo, temos a certeza de que a nova safra do Metal está vindo com tudo.