A fórmula de Mario Party é muito boa. Até eu que não sou especialmente fã de multiplayer acompanho, compro e jogo estes jogos. Super Mario Party Jamboree é o segundo da série disponível para o Switch, sendo o sucessor de Super Mario Party, de 2018.
Review Super Mario Party Jamboree
Em comparação com Super Mario Party, senti que Jamboree é um tanto simplificado, ainda mais acessível. Mas também tem um conteúdo extra com mais sustância. A simplificação se deve aos dados usados no modo principal. Se no anterior cada personagem tinha dados específicos, tornando cada um deles único nos modos de tabuleiro, aqui todos usam um D10 tradicional.
Quando jogava com Bowser, senti que ele tirava com muito mais frequência números mais baixos, mas não sei se isso é uma diferença real ou puro azar meu naquela partida. Pelo menos no que fica claro, a diferença entre todos os personagens é apenas visual e sonora. E claro, é bem mais gostoso jogar com os que falam, como Mario e Peach, do que com os que só fazem barulhinho, como o Boo ou o Goomba.
Jamboree de conteúdo
É realmente impressionante a quantidade de conteúdo que há aqui. Claro, temos o jogo principal, games de tabuleiro com sete tabuleiros para explorar e o objetivo de pegar mais estrelas do que os oponentes. Estes funcionam como sempre, mas cinco deles são tabuleiros novos, com gimmicks específicos e minigames novos. Os outros dois são remakes dos dois primeiros jogos de Nintendo 64. O diferencial é o conteúdo extra.
Temos uma enorme variedade de jogos menores à parte. São joguinhos rítmicos e/ou de movimentos em que você joga em cooperativo ou competitivo, on-line ou com seus amiguinhos dividindo sofá. Um que gostei muito é um mini tabuleiro que funciona como uma sequência de minigames, onde cada moeda coletada é igual a uma casa avançada. Delícia para jogar on-line ou quando não tem tempo pra jogar o tabuleiro grande.
Tem até uma modalidade bem típica de jogos multiplayer, que coloca oito jogadores para quebrar caixas, coletar bombas e colocá-las em um canhão para atacar um bowser gigante. É o tipo de jogo PVE que é relativamente comum em games da Sony, mas que com personagens da Nintendo se torna especial.
Tem até single-player
Todas as modalidades de jogo são melhores com outras pessoas. É claro, Mario Party é um jogo multiplayer. Infelizmente, algumas são apenas single player ou on-line. Surpreendentemente, ele inclui uma campanha para um único jogador também. Esta campanha é uma tour pelos tabuleiros em que você pode explorá-los livremente, sem depender de dados para se movimentar.
A história envolve os personagens preparando os tabuleiros para a festa e você deve ajudá-los a ter tudo pronto. Na prática, você experimenta sozinho os minigames e completa alguns fetch quests ganhando estrelas como recompensa. Faturar 30 estrelas faz aparecer uma batalha contra chefe e vencer libera a próxima fase. Daí você pode avançar ou continuar na atual para passar o rodo e ganhar brindes.
Super Mario Party Jamboree
O mais legal, claro, é o prato principal. Ou seja, jogar os tabuleiros com um grupo de amigos. A possibilidade de jogar on-line é especial para mim, ainda que não seja a primeira vez que a série traz isso. Lembro de quando jogava Mario Party sozinho no Nintendo 64 e como seria legal poder jogar com outras pessoas mesmo quando não tenho convidados em casa. O lado ruim é que dá apenas para jogar on-line sozinho. Não é possível ter um ou dois amigos na sala com você e buscar um jogador na rede para completar a partida. Neste caso, o extra será um bot.
Mario Party inclusive é um ótimo jogo para curtir com pessoas não habituadas a videogame. Joguei muito com minha filha e ela simplesmente amou. Ela não joga muito videogame mas adora os personagens da Nintendo (influência do seu Papôncio). Ela tem alguma dificuldade nos minigames que funcionam mais como um joguinho tradicional, com locomoção e pulo, mas se dá bem com os mais simples ou focados em movimento.
Eu gostei ainda mais de Super Mario Party Jamboree do que do anterior, e já considerava o outro muito bom. Claro, só vale a pena comprar se você tiver pessoas para jogar junto com frequência. Mas se for o caso, Mario Party continua sendo o rei do multiplayer.