Vale colocar remake entre as grandes decepções do ano? A resposta é “o site é meu, eu faço as regras”. Dito isso, nas minhas listas anuais, eu costumo isentar remakes e remasters de estarem entre os selecionados. Com este remake de Rainbow Cotton, sinceramente não sei se vou conseguir me ater a esta regra.
RAINBOW COTTON: REMAKE DO DREAMCAST
Rainbow Cotton é divulgado como um remake do jogo de mesmo nome originalmente lançado para Dreamcast. Porém, ele me parece um remaster. Sim, os gráficos estão em resolução maior, mas têm poucos detalhes e são decididamente retrô. Isso não significa que seja feio. Muito pelo contrário. Ele só não parece realmente moderno, como o remake de Spyro, por exemplo.
Eu falei da série Cotton aqui com outro relançamento: Cotton Fantasy. Aquele, um sidescroller, era realmente legal. Este segue o estilo navinha vista por trás, como Star Fox, e eu amo o gênero. Mas infelizmente, Cotton Fantasy não é um bom jogo.
A PERDIÇÃO DE COTTON FANTASY
A coisa começa a degringolar já no gameplay. Falta impacto, falta sabor. O visual é muito fofo, mas você não tem muito feedback quando seus tiros acertam ou mesmo quando você é acertado. Cotton Fantasy tem bem jeito daqueles primeiros jogos em 3D, quando os desenvolvedores ainda estavam entendendo como fazer o negócio funcionar com este tipo de visão. Porém, o jogo é de 2000, e é muito inferior, por exemplo, a Star Fox 64. Então isso não cola.
Cotton Fantasy é também um jogo muito curto, com apenas cinco fases que duram cerca de 10 minutos cada. E eu realmente respeito um jogo que opta por ser curto. Mas se este é o caso, faça-me o favor de assumir a duração, e não tente inflá-la naturalmente. Este é o caso aqui. Tudo bem durar menos de uma hora, mas respeite meu tempo!
INFLANDO O ALGODÃO
Você tem cinco continues, e cada um tem apenas uma vida. Usar um te coloca de volta no início da fase. Ou seja, volta 1/5 do jogo. Acabaram os continues, tem que começar de novo, já que Cotton Fantasy não salva progresso. Pois é, temos aqui um jogo lançado em 2024 que NÃO TEM saves. Acredita?
Eu fui até a terceira fase sem perder nenhuma vida. Porém, perdi todas na fase em questão. No final das contas, não passei nem 90 minutos com Cotton Fantasy, mas pelo menos 60 destes foram repetindo a mesma fase. Normalmente eu chegava ao chefe e morria quando ele estava prestes a morrer. Na última vida, consegui vencê-lo. A fase continuou e eu estava sem vida, então morri logo em seguida. Era o fim. Afinal, nunca que eu começo um jogo de novo literalmente do zero.
E mesmo usar os cinco continues disponíveis foi algo que fiz como obrigação profissional, pois depois de repetir a mesma fase inteira pela terceira vez, já estava sinceramente de saco cheio. Cinco vezes, então… Rainbow Cotton tem sorte de ter levado um Alfredo, e só leva esta nota porque é realmente bonitinho. Infelizmente, não tenho mais nada de bom a falar sobre ele. Pode não ser o pior jogo de 2024, mas foi para mim uma grande decepção.