Hoje em dia os metroidvanias 2D são quase totalmente soulslikes. Mas ocasionalmente temos alguns títulos que homenageiam um dos dois que originalmente dão título ao gêneroMars 2120 é totalmente puxado ao lado do Metroid. Mas ao contrário de Gato Roboto, que faz isso com claras limitações de orçamento, aqui temos algo bem mais próximo ao que seria um Metroid oficial em 2024. Sim, Mars 2120 lembra muito Metroid Dread, e isso é um grande elogio.

MARS 2120: O METROID DREAD BRASILEIRO

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos

Mars 2120 é um Metroid-like em 2.5D que usa forte toda a linguagem que esta estética permite. A câmera se movimenta com frequência, mostrando vários ângulos estilosos. Além disso, ao contrário da maioria dos jogos independentes, ele não foge de setpieces, aquele tipo de experiência que é usada apenas uma vez, e que custa muito caro para fazer.

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos
É impossível não lembrar de Uncharted na cena em que você deve navegar um prédio enquanto ele cai.

É o caso da cena acima, em que um prédio começa a desmoronar enquanto você está dentro dele, e você tenta desesperadamente chegar ao outro lado. Tudo termina em um pulo em câmera lenta que é a coisa mais Naughty Dog já feita em um jogo 2D. Momentos assim são raros, claro, na campanha de Mars 2120. Mas isso ajuda a torná-los especiais.

UM METROID-LIKE BEM TRADICIONAL

Tirando estes setpieces e movimentos bacanas de câmera, Mars 2120 é um Metroid-like bem tradicional. Você navega por uma estação grande, com várias áreas separadas mas conectadas, em busca de upgrades que permitam navegar por mais dela. Não há muita história. Surpreendentemente, o jogo não tem nem um cutscene inicial, ele simplesmente te dá o controle assim que você clica em New Game. O que há de história é contado através de audiologs que, se você escolher jogar em português, são falados no nosso idioma. Sim, Mars 2120 é um jogo nacional, mas com isso vem a baixa qualidade dos atores. É uma boa que ele não dependa da história para ser bom, porque é sinceramente um pior do que o outro em interpretação. Parece um caso em que as vozes foram feitas pelos próprios desenvolvedores, não por atores profissionais.

Ao longo da campanha, você consegue uma enorme gama de upgrades. Há três tipos de danos elementais, com utilidades independentes. E cada um dos tipos afeta mais determinados inimigos e armadilhas, sem falar que há várias habilidades que permitem acessar novas áreas. Alguns chefes podem ser derrotados apenas com danos elementais específicos.

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos
Um exemplo óbvio.

Na verdade, há tantas habilidades e elas são destravadas com tamanha frequência que é comum você simplesmente esquecer de algumas delas. E aí vem minha primeira grande crítica: os tutoriais que aparecem quando você ganha um upgrade não podem ser checados posteriormente. Há áreas que precisam de uma habilidade específica para a qual outra parece servir. Por exemplo, vários segredos estão atrás de um espaço apertadinho. Tudo indica que rolar permite passar por aquele espaço, mas isso não funciona. É necessário destravar uma rasteira de fogo para conseguir atravessar essas áreas.

MARS 2120: SEU JOGO, SUAS REGRAS

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos

Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, Mars 2120 é deliciosamente customizável. Não existem opções de dificuldade tradicionais, mas você pode escolher várias coisas que afetam isso, como o dano que a protagonista e os inimigos causam. Mais importante é que outras coisas tradicionais do gênero, tanto antigas quanto modernas, podem ser ligadas ou desligadas.

Por exemplo, uma grande pentelhice dos jogos modernos é perder XP ao morrer. Aqui você pode escolher se quer isso. Também dá para escolher se o mapa vem pré-revelado ou se você o revela conforme o explora, bem como desligar o mapa totalmente. Por fim, é possível ligar um permadeath e até escolher se o jogo mostra seu próximo objetivo no mapa ou não.

Mars 2120 é um enorme argumento a favor das opções e customizações que os videogames permitem. Ele poderia ser muito chato com todas suas dificuldades ligadas, ou ser igualmente banal com todas as facilidades ativadas. Mas você tem o poder de escolher como quer tudo, para que o jogo seja uma das melhores experiências que você já teve em um metroidvania. E isso ele será.

PROBLEMAS TÉCNICOS

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos
Continuar andando para a direita faz a câmera girar e coloca um monte de inimigo na sua frente.

Aqui entramos num ponto mais difícil, uma vez que joguei Mars 2120 muito antes de seu lançamento oficial. Mas o estado do jogo é, no momento em que escrevo isso, um tanto cru. Às vezes o menu de salvamento aparece onde não deveria, tipo na frente do mapa ou durante o gameplay, e se recusa a sumir. Em outras, habilidades que deveriam servir para algo específico, como uma espécie de câmera lenta que permite atravessar ventiladores, simplesmente não faz o que deveria. Tem um ventilador bem perto do final do jogo que faz parte da história, e eu só consegui passar usando um método alternativo que simplesmente não parece certo.

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos

Diante do capricho encontrado em todos os outros aspectos de Mars 2120, no entanto, eu acredito que todos estes problemas técnicos serão solucionados. Só não dá para saber no momento em que escrevo isso (hoje é dia 26 de julho de 2024) se serão resolvidos até a data de lançamento ou quanto tempo depois.

A IMPORTÂNCIA DE UMA DURAÇÃO APROPRIADA

Mars 2120 é um jogo fantástico, feito com muito capricho e com uma cara e jogabilidade que simplesmente não parece um jogo independente. Particularmente, eu também gosto mais do lado Metroid dos metroidvanias. Você sabe, sem as características de RPG que permeiam o outro lado do gênero, como em Frontier Hunter, outro metroidvania em 2.5D que saiu recentemente.

Mars 2120, Metroidvania, QUByte Interactive, Delfos
Às vezes a câmera se afasta para mostrar um cenário épico, e eu amo isso!

Porém, talvez o que Mars 2120 faz que mais o torna especial é que ele se mantém bom enquanto dura, sem necessidade de durar para sempre. Eu o peguei pouco depois de Frontier Hunter, depois de passar muitos e muitos dias jogando o anterior, e parecendo que ele não terminaria nunca. Em comparação, terminei Mars 2120 em um dia. Ganhei até um troféu speedrunner, reservado para quem terminar o jogo em menos de quatro horas, mas eu joguei com calma, explorando tudo, sem nem saber que o troféu existia (antes do lançamento não dá para ver troféus no PS5). De qualquer forma, a duração me pareceu apropriada para o jogo, e fez com que minha experiência inteira fosse marcante.

Mars 2120 é provavelmente o melhor metroidvania 2D que não faz parte das séries Metroid ou Castlevania. É um jogo realmente especial, que embora não traga novos ingredientes para os games, sabe usá-los de forma bastante saborosa, criando uma experiência concisa e divertida durante toda sua duração. Metroidvania é um gênero absolutamente comum em 2024, mas mesmo assim jogos como Mars 2120 não são. Às vezes, para ser realmente especial, você precisa voltar para o início, sem abrir mão das modernidades. Muito bem, QUByte Interactive, este é de longe o melhor jogo de vocês que joguei, e espero mais com esta qualidade no futuro.