Olha só a Konami, meu amigo! Cygni All Guns Blazing é o terceiro jogo deles que eu resenho aqui no DELFOS só em 2024! Como base, antes disso tinha resenhado apenas um em 2019 e um em 2022. Será que é um sinal de vários lançamentos futuros ou só um ano mais produtivo para a parte de games da editora? Seja como for, o assunto de hoje não é a Konami em si, mas Cygni All Guns Blazing, desenvolvido pela Keelworks.
REVIEW CYGNI ALL GUNS BLAZING
Cygni All Guns Blazing é um jogo de navinha arcade, com audiovisual moderno, mas bem old-school. Ele lembra muito os games que a Housemarque fazia antes de contratar o chef Jose Marques. É um jogo extremamente chamativo, com explosões do tamanho da tela tão brilhantes que fazem o jogador fechar os olhos. E apesar dos gráficos bonitos, das explosões ininterruptas e da quantidade de inimigos na tela o tempo todo, eu não vi uma única queda de performance na versão de PS5.
Como os jogos arcade de outrora, All Guns Blazing tem uma campanha curta, de cerca de 90 minutos. Mas ele quer ser jogado por muito mais tempo. A ideia é você começar no easy (que está muito longe de ser fácil) e ir comprando upgrades que possibilitem sobreviver nas dificuldades mais altas. A sua navinha fica consideravelmente mais poderosa com estes upgrades, mas o jogo nunca fica de fato fácil e não há uma opção free play para que eu pudesse jogar em coop com minha pimpolha.
EXPLODE TUDO!
Cygni All Guns Blazing é ao mesmo tempo simples e complicado. É simples porque você não tem bombas e um monte de formas de ataques diferentes. Basicamente, tem um ataque aéreo e um para inimigos terrestres. Não dá para usar os dois ao mesmo tempo, então é necessário escolher quem você quer atacar a qualquer momento.
É complicado por causa de seu interessante sistema de escudo/poder, que eu só fui entender jogando. Mas vou tentar explicar aqui. Você tem duas barras, uma determinando seu escudo (praticamente a vida) e a outra o poder de suas armas. Os inimigos soltam um monte de breguetes e pegá-los recupera seu escudo. A qualquer momento, você pode passar um quadrado do escudo para as armas ou vice-versa. Num mundo ideal você fica sempre com os dois no máximo. E quando está no máximo, os breguetes são guardados para serem usados em upgrades entre as fases. Deu pra entender?
CYGNI ALL GUNS BLAZING É IMPRESSIONANTE
Definitivamente Cygni All Guns Blazing não tem cara de baixo orçamento. Muito pelo contrário, o visual é realmente impressionante. Os chefes do tamanho da tela parecem ainda maiores pelo fato de que sua nave é basicamente uma mosquinha. Ainda assim, a visualização de tudo é bem boa e o jogo é bem claro.
Embora as cutscenes a só sejam animadas na intro e no final, ela é falada, e a seleção de idiomas, que você vê acima, é bem interessante. Ela divide cada idioma em três categorias e coloca uma bolinha no que está disponível. Português do Brasil, por exemplo, está disponível em interface e legendas, mas não na dublagem. Achei uma forma extremamente clara e amigável de comunicar as opções disponíveis para o jogador.
UPGRADES CAROS
Provavelmente para aumentar o tempo que você passa jogando, os upgrades são bastante caros. Além disso, se você perde uma vida na fase (no easy tem três vidas) perde toda a moeda que acumulou até então. Em outras palavras, uma única morte no chefe impede você de comprar qualquer upgrade ao vencê-lo. Achei isso um tanto hostil.
Mas este foi meu único problema com o jogo. De resto, eu me diverti muito durante sua campanha, e ela terminou muito antes de encher o saco, o que é sempre bem-vindo. Cygni All Guns Blazing é um jogo que devo jogar algumas vezes no futuro, porque ele é o tipo de diversão que desce gostoso para matar o tempo. Se você curte um game de navinha bem arcade, é uma ótima pedida. E uma boa notícia. Se você joga no PC, Cygni All Guns Blazing está até dia 15 de agosto de 2024 de graça na Epic Games Store.