Resonance – The Lost Score deixa você quebrar coisas com a voz

Dó, ré, mi, fá, fá, fá.

0
Resonance

É bem difícil ver algo realmente criativo no mundo dos games. Em meio a tantos jogos marrons, RPGs de mundo aberto e repetições de mecânicas, parece que não existe nada de novo no mundo dos joguinhos. Pois conheça Resonance – The Lost Score, jogo criado pela Demerara Games.

Nele, você controla Wez, um simpático bichinho com grandes fones de ouvido. Wez vai encontrar seu caminho bloqueado por pedras de gelo e espinhos mortais, e para passar por estes desafios, ele precisa da sua voz. Em outras palavras, você vai ter que cantar.

Os obstáculos têm contornos coloridos, e cada cor equivale a uma nota. Você precisa encontrar a nota e segurá-la por alguns segundos, o que pode quebrar pedras de gelos, derrubar estalactites e até mover plataformas. É uma mecânica inédita, que eu nunca vi antes.

Resonance
Quem nunca quis quebrar coisas com a voz?

O mais legal é que Resonance é um jogo brasileiro. O quartel-general da Demerara fica em Natal, no Rio Grande do Norte, e o jogo surgiu na Global Game Jam de 2017, na qual o tema foi “ondas”.

Wez finalmente encontrou pistas concretas do paradeiro da mística Partitura Perdida! Cabe a você ajudá-lo em sua jornada através dos vários obstáculos que estão por vir, usando sua voz e seus reflexos.

Obviamente, o jogo necessita de um microfone, mas isso é algo que já vem de série na maioria dos computadores. Os desenvolvedores recomendam que você jogue com headset, e de fato a música e os sons do jogo podem interferir nele se você usar os alto-falantes do computador. No entanto, eu não me habituei a jogar com headset, pois meu fone tem cancelamento de ruído, o que impede que eu ouça minha própria voz.

Mas devo dizer, achei o jogo um tanto difícil demais. Ele é bem exigente com as notas musicais, e normalmente quando você encontra a que precisa, sua voz já mudou e precisa encontrar de novo. Talvez ele ficasse mais interessante se fosse menos exigente.

Resonance
O desafio que me travou.

Eu consegui passar por algumas fases, mas tive dificuldade em todas elas. Daí chegou num momento que eu tinha que mexer duas plataformas ao mesmo tempo e eu travei de vez. Talvez você tenha mais controle sobre sua voz e consiga chegar mais longe, mas eu gostaria de um “modo desafinado”, pois gostei muito da mecânica, mas não consegui progredir muito.

O Resonance foi lançado na loja digital itch.io e pode ser adquirido por US$ 1,99 para PC ou Mac. Ele deve estar disponível em breve no Steam também e, considerando que é baratinho, vale o investimento para termos um mercado de games mais criativo.