Lá no longínquo 2012, nós todos ficamos bem chateados pelo fato de Rayman Legends ser anunciado como um exclusivo de Wii U. É incrível como as coisas mudam, pois desde então, se você tem uma máquina capaz de rodar jogos, é bem provável que possa rodá-lo. A versão de Switch, intitulada Rayman Legends Definitive Edition é a mais recente e provavelmente a última versão na longa e produtiva história deste que é um dos melhores jogos de plataforma dos últimos anos.
Eu já fiz uma resenha detalhada de Rayman Legends quando ele saiu para PS3, e este é virtualmente o mesmo jogo, então hoje vou me concentrar nos acréscimos e diferenças, e se você quiser um texto que aborde o lançamento de forma mais completa, pode conferir no baú do Alfredo. Peraí que eu já acho o link para você.
LEIA TAMBÉM: Rayman Legends – o review delfiano
Uma coisa que é curiosa neste port do Switch é que esta não é a versão mais completa e nem mesmo a tecnicamente mais impressionante. Ainda assim, ela se beneficia bastante pela força do console da Nintendo, pois Rayman Legends é bonito o suficiente para ser admirado em uma TV grandona e também é simples, rápido e divertido para ser saboreado no modo portátil.
RAYMAN LEGENDS DEFINITIVE EDITION
De novo mesmo, esta versão conta apenas com uma versão torneio do minigame Kung Foot. O Kung Foot estava presente nas versões anteriores, e esta versão torneio permite ser jogada de forma mais organizada entre várias pessoas. Não, não faz muita diferença, uma vez que a maioria das pessoas sequer passou mais de cinco minutos no Kung Foot original.
O principal acréscimo, especialmente para quem jogou antes nos Playstations e Xboxes da vida, é o novo mundo, chamado de Murfy’s Touch. Ele não é exatamente novo. Basicamente, ele remixa as 14 fases da campanha principal nas quais o Murfy aparecia. Agora, ao invés de você controlar a patotinha do Rayman nos controles tradicionais, você assume o papel do Murfy usando a touch-screen. Pois é, o mundo Murfy’s Touch só pode ser usado no modo portátil.
Apesar de serem as mesmas fases, a sensação de jogá-las é completamente diferente. O Rayman – ou qualquer outro de seus amiguinhos – é controlado pela IA e você deve protegê-lo fazendo cosquinha nos inimigos, criando barreiras ou mexendo em detalhes do cenário. Por exemplo, você pode comer um bolo para abrir caminho ou colocar um pouco de guacamole para impedir a lava de queimar o personagem.
A Ubisoft estava bem inspirada ao desenvolver Rayman Legends, e isso fica bem claro neste mundo touch-screen. Em um momento, você vai desenhar na tela, enquanto em outro vai entortar o videogame inteiro para abrir caminho.
Quem já jogou a versão de Wii U deve se lembrar que o que estou descrevendo aqui já estava disponível, e ali era possível jogar em coop, com um jogador controlando o Rayman e o outro o Murfy na touch-screen. Obviamente, isso não seria possível no Switch, então temos aqui um comprometimento necessário, que não deixa de ser novidade para a maioria que, como eu, jogou apenas nos videogames de gente grande.
Além desta nova fase e do mundo do Murfy, esta versão definitiva ainda traz várias skins novas, muitas delas baseadas em outros jogos da Ubisoft, mas a que eu mais gostei foi mesmo o disfarces de Mario e Luigi que Rayman e Globox podem usar.
NÃO TEM O CONTEÚDO COMPLETO AQUI
Considerando que esta é chamada de a versão definitiva, tem algumas coisas que estão faltando. A que mais chama atenção é o mundo Murfy’s Challenges, que se mantém exclusivo da versão de PS Vita. Para quem não jogou aquela versão, trata-se de cinco fases inéditas com jogabilidade focada na touch screen. É mais ou menos como o Murfy’s Touch que temos aqui, mas ao invés de serem fases da campanha remixadas, são totalmente novas. Não dá para entender porque não foram incluídas.
Quem jogou as versões next-gen também há de perceber que no PS4 e no Xbox One não havia loadings. Aqui não apenas as telas de carregamento estão presentes, como elas são ainda mais longas do que no PS3 e no Xbox 360. Não me entenda mal, elas são perfeitamente aceitáveis e não estragam o jogo de forma alguma, mas é fato que loads zero são melhores do que qualquer load, ainda que curto.
NÃO É DEFINITIVA, MAS AINDA É DANADA DE BOA
Com estas coisinhas que ficaram de fora, é uma pena constatar que o que temos aqui não é a versão definitiva de Rayman Legends, mas apenas mais uma excelente versão de um excelente jogo.
Também achei que a Ubisoft forçou a amizade cobrando 40 dólares por esta versão. Não diria nem que ela não vale isso. Vale sim. Rayman Legends é um dos melhores jogos do catálogo da Ubisoft. A questão é que não é um novo jogo, mas um relançamento que está disponível em vários consoles desde 2013, e inclusive já fez parte do line-up de jogos gratuitos da Xbox Live.
Acho que são poucas as pessoas que têm apenas um Nintendo Switch e, graças ao preço e ao fato de que esta versão não traz todo o conteúdo disponível, fica difícil recomendá-la sobre as outras, que atualmente sairão bem mais em conta.
Se você nunca jogou Rayman Legends e só tem um Switch, este é um dos melhores jogos disponíveis para o console da Nintendo e é excelente ter a possibilidade de jogá-lo na tela grande ou como portátil. Porém, se você tem também um PS4 ou Xbox One e não faz questão de jogar na touch screen, pode saborear esta maravilha por bem menos Dilmas.