Essa pegou todo mundo aqui no QG delfiano de sopetão, caro delfonauta!
Após 30 anos na ativa, uma das bandas mais conhecidas do rock alternativo resolveu encerrar atividades. A banda R.E.M. postou um anúncio no seu site oficial dizendo que a banda acabou e que o álbum Collapse Into Now, lançado no início deste ano, é o último trabalho deles.
Não há explicações para o fim da banda. Mas aparentemente, segundo a nota, a decisão foi tomada de forma consensual por todos os membros. Apesar de separados, eles continuarão amigos e não haverá qualquer litígio sobre direitos da banda ou coisa do tipo.
Confira abaixo o comunicado traduzido para o português, com os comentários de alguns dos membros:
“Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como amigos de longa data e co-conspiradores, nós decidimos encerrar os trabalhos como uma banda. Nos despedimos com um grande sentimento de gratidão e conclusão, bem como surpresa por tudo que realizamos. A todos aqueles que se emocionaram com nossas músicas, nossos mais sinceros agradecimentos por nos ouvir”
Mike Mills
“Na nossa última turnê, e enquanto estávamos fazendo Collapse Into Now e organizando essa ótima retrospectiva de sucessos, nós começamos a nos perguntar ‘e agora’? Relembrar a nossa música e memórias ao longo de três décadas foi uma viagem e tanto. Nós compreendemos que estas canções parecem desenhar naturalmente uma linha sobre os últimos 31 anos em que trabalhamos juntos.”
“Nos sempre fomos uma banda no sentido mais puro da palavra. Irmãos que amaram e respeitaram, verdadeiramente, uns aos outros. Nós nos sentimos meio como pioneiros nisso — não há desarmonia entre nós, nenhum abandono, nenhum advogado armando um processo. Nós tomamos esta decisão juntos, de forma amigável, e levando em consideração os interesses de todos os envolvidos. Apenas chegou a hora.”
Michael Stipe
“Um homem sábio uma vez disse que ‘a habilidade em participar de uma festa consiste em saber quando é hora de ir embora’. Nós construímos algo extraordinário juntos. Nós fizemos isso. E agora vamos deixar isso para trás.”
“Espero que nossos fãs compreendam que esta não foi uma decisão fácil; mas tudo deve acabar e nós queríamos fazer isso do jeito certo, do nosso jeito.“.
“Nós temos de agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a ser o R.E.M por estes 31 anos; nossa mais sincera gratidão a todos que nos permitiram fazer isso. Foi espetacular“.
Peter Buck
“Uma das coisas mais legais em estar no R.E.M. foi o fato de que os álbuns e as músicas que escrevíamos siginificavam tanto para nossos fãs quanto para nós. Foi, e ainda é, importante para nós fazer as coisas certas por vocês. Ser parte das nossas vidas foi um presente incrível. Obrigado“.
“Mike, Michael, Bill, Bertis e eu vamos embora como grandes amigos. Sei que ainda vou encontrá-los no futuro, bem como sei que eu encontrarei todos que nos acompanharam e apoiaram ao longo dos anos. Mesmo que seja no corredor de vinis da sua loja de discos local, ou no fundão de um clube: olhando um grupo de garotos de 19 anos de idade tentando mudar o mundo“.
Fãs da banda, chorem nos comentários.