Neste momento, o DELFOS já tem resenhas individuais de cada um dos três consoles. Você ainda tem dúvidas sobre qual comprar? Nada tema, amigão! Ao final da leitura deste texto, suas dúvidas dissipar-se-ão!
Quando eu estava na adolescência, na época dos 16-bits, eu invejava os sortudos cujas residências eram habitadas por um Super Nintendo e por um Mega Drive. Sorte que eu nunca tive, aliás. Porém, uma das maiores – e únicas – vantagens da vida adulta é que você faz o que quiser com o seu dinheiro.
Curiosamente, ter os três consoles dessa geração não chegou a ser um plano para mim. Inicialmente, eu estava bem satisfeito com o Xbox 360, tanto que até comprei outro quando o primeiro quebrou. Porém, a insistência do bicho em quebrar (leia aqui e aqui) fez com que as coisas mudassem um pouco.
Inicialmente, comprei o Wii, pois achei que seria meio redundante pegar um PS3 se pretendia consertar o Xbox 360. Porém, uma semana depois de o Xbox voltar do conserto, ele novamente apresentou o mesmo problema. O técnico, é claro, resolveu de novo, mas isso tirou completamente o tesão de ligar o console. Quando o jogava, acabava ficando estressado, esperando que o fatídico E74 (a 3RL dos Xbox 360 com saída HDMI) voltasse. E assim, deduzi que o melhor que tinha a fazer era pegar o console da Sony. E, quando fui ver, estava com os três brinquedos ligados na minha TV. O lado bom é que agora eu posso fazer esse texto comparando as vantagens e as desvantagens de cada um. Então vamos começar comparando o que todos os três têm.
PS3 VS XBOX 360 VS WII
Uma coisa que os três oferecem de formas bem diferentes é o suporte online. Mas mesmo isso pode ser analisado por vários prismas diferentes. Tanto o Xbox quanto o PS3 têm um sistema bem parecido quanto aos “amigos”. Você manda um convite com o “alias” do cara, ele recebe uma mensagem e aceita ou não. Aceitando, vocês já são amiguinhos e pronto. Simples e eficiente. O Wii já é mais cabeça de mamão. Tão cabeça de mamão que vou até dedicar vários parágrafos inteiros só para isso.
Cada console tem um número imenso e aleatório (quase como um serial). Para adicionar um amigo, você precisa pegar o dele. Porém, ele não recebe nenhuma mensagem avisando. Para concretizar sua amizade, ele também precisa adicionar seu serial. Uma vez que o cara também cadastrar você, é hora de esperar. Quando o Wii estiver a fim, ele completa a amizade. Perguntei para várias pessoas e ninguém sabe como isso funciona. Dizem que pode demorar horas ou semanas. Bem, eu adicionei o Cyrino há alguns meses (e ele me adicionou), quando comprei o console e até agora o Wii ainda não nos considera amigos. Outro que cadastrei, por outro lado, foi praticamente instantâneo. Agora convenhamos, demorar meses é um absurdo, né?
Mas pensa que acabou? Na-não! Se quiser jogar online com algum miguxo, ainda é obrigado a passar pelo mesmo suplício para cada jogo que tiver. É um sistema tão estúpido e contraproducente que simplesmente não dá para acreditar que alguém considerou isso viável. Em especial quando pensamos que o Xbox 360 saiu antes e já tinha um sistema bem mais inteligente.
O 360, aliás, tem várias outras vantagens no online. Você pode conversar via voz durante o jogo (usando o headset), pode chamar qualquer pessoa para entrar no que estiver jogando e diversas outras funcionalidades tremendonas. Por outro lado, dos três, é o único em que esse serviço é pago. Não é caro, mas é pago e não deveria ser.
O PS3 e o Xbox 360 também permitem que você baixe demos de jogos gratuitamente (o Wii até o momento não tem essa vantagem). Sabe-se lá por qual motivo, o download desses arquivos no PS3 é muuuuuuuito mais rápido. Por outro lado, para baixar atualizações de sistema ou de jogos no PS3 é muuuuuuito mais lento que no 360 (e as atualizações são grandes. O jogo Pain, por exemplo, tinha 200 mega e recebeu semana passada uma atualização de 350! O.o), o que não faz sentido para mim. Seria mais óbvio se tudo fosse mais rápido em um ou no outro. Provavelmente a Sony usa seus melhores servidores para a PS Store, enquanto a Microsoft guarda os mais tremendões para os arquivos de sistema.
Quanto aos menus, o Playstation 3 é, de longe, o pior dos três. Deus, como aquela Dashboard é feia! E nem adianta colocar papéis de parede, pois isso deixa quase impossível ler os menus. Além disso, é tudo muito mal organizado (quero ver você descobrir como vê o espaço livre restante no HD em menos de cinco minutos). Os demos, por exemplo, ficam na mesma pasta que os jogos que você comprar digitalmente – e nem sequer tem a opção de organizá-los por ordem alfabética, apenas por “ordem de criação” o que não faz nenhum sentido. Ou você vai lembrar quais demos baixou primeiro para procurar lá embaixo? O excesso de opções inúteis acaba contribuindo com essa falta de organização. Ou vai dizer que você pretende ligar seu PS3 a uma impressora algum dia?
O Wii é completamente o oposto. Quase não tem opções, mas é tudo muito bonitinho, simpático e agradável de se navegar. É até engraçado que os menus mais bonitos estejam justamente no console com menor potencial gráfico. A falta de demos, porém, é uma falha grave. Já o Xbox 360, tem a quantidade ideal de opções, com um layout bonito e intuitivo. Neste ponto, dou a vitória com honras para o console da Microsoft.
A Microsoft, porém, sai perdendo feio com um protecionismo um tanto boboca. É a única que só permite o uso de HDs fabricados por eles para o videogame e, mesmo se você quiser gravar seus saves, só vai conseguir fazê-lo através dos Memory Cards da Pequeno e Mole. Outro protecionismo bobão é o do sistema sem fio do controle, que é sempre usado como desculpa para acessórios como os instrumentos de Rock Band e Guitar Hero serem inicialmente lançados com fio, enquanto todos os outros consoles já recebem tudo sem fio logo de cara.
Tanto o PS3 quanto o Wii acessam qualquer página da internet. No PS3, isso é gratuito. No Wii, você precisa pagar cinco dólares por um browser. O Xbox 360 acessa apenas as páginas da Xbox Live, pois o console não possui nenhum tipo de browser. Vitória para o PS3.
Voltando à memória, tanto o PS3 (dependendo da versão que você escolher) quanto o Wii aceitam cartões de memória comuns, tipo os de câmera fotográfica. O Wii é só SD, mas o PS3 aceita todos os formatos que eu conheço (e até pen drives). E você pode copiar qualquer save ou até outros arquivos do videogame para o computador e vice-versa.
Além disso, o HD que vem com o PS3 pode ser trocado por HDs comuns de notebook, o que facilita muito o upgrade caso você comece a sentir falta de mais espaço.
Falta de espaço, aliás, é um problema muito freqüente no Wii. Admito que isso ainda não me afetou e também não me preocupa muito. O dia que a memória interna do aparelho lotar, eu copio meus saves para um cartão SD, guardo todos no computador e, quando der vontade de usá-los novamente, simplesmente transporto de volta. Minha principal reclamação aqui, contudo, é que o Wii não deixa você ver o espaço livre em Mbs, mas em “blocos”, o que, para mim, não significa nada. Será que meu cartão de 2 Gb é capaz de agüentar 500 blocos? Ninguém sabe! Tá, alguém sabe, mas duvido que alguém para quem eu possa perguntar neste momento saiba.
Já que estamos falando de menus e de espaço, falemos das lojas. Nesse ponto, não tenho muito do que reclamar do PS3. Os preços são em dólares e você paga apenas pelo que comprar. O chato é que não aceita cartões de crédito emitidos no Brasil (mesmo internacionais) e os cartões pré-pagos disponíveis para as outras plataformas até o momento só existem no Japão.
O Wii já prefere usar uma forma mais rudimentar: pontos. 1000 pontos equivalem a dez dólares. É chato, mas pelo menos é fácil de deduzir que 1299 pontos valem US$ 12,99.
O Xbox 360 novamente leva a pior, com um sistema tão absurdamente imbecil que chega a rivalizar com os friend codes da Nintendo. Para o console da Microsoft, 800 pontos equivalem a dez dólares Boa sorte tentando descobrir quanto vale 1299 pontos ali, pois vai ter que relembrar das regrinhas de três do colegial. E outro problema é que você só pode carregar quantidades específicas de pontos (500, 1000, 2000, etc). Ou seja, se você quer comprar algo que custa 300, vai ter que colocar o próximo maior valor disponível e deixar o restante morrendo na sua conta. É uma forma desonesta de inflacionar o preço do produto, não concorda? Especialmente quando lembramos que, mesmo sem isso, os preços já são bem inflacionados.
Imagina você ir até uma loja comprar um jogo. Daí você pergunta quanto é e o cara responde com a seguinte frase: “1299 está para X assim como 800 está para 10”. Quando finalmente você deduz que o troço custa US$ 16,2375, o vendedor diz que não tem troco para a sua nota de 20, mas que você pode deixar a grana com ele e trocar por outras coisas no futuro. Mas não existe nada na loja que custe US$ 3,7625. Então, se você quiser algo mais no futuro, vai ter que completar pagando novamente um pouco a mais e assim sucessivamente. Você nunca vai conseguir zerar seu crédito.
Sério: alguém aí considera essa a forma ideal de comprar algo?
Tanto o Xbox 360 quanto o PS3 podem se conectar ao seu computador e reproduzir arquivos de mídia (filmes pornô, músicas, fotos, etc). O PS3 leva a vantagem por reproduzir muito mais arquivos de filmes e por fazer isso sem utilizar fios. O Wii, por outro lado, não reproduz nem DVDs, ou seja, sai perdendo feio.
A última coisa presente nos três que devemos analisar é, claro, o controle. Neste ponto, o PS3 leva a pior, pois o controle é igualzinho ao de PS1. Se você tiver sorte de pegar um dos pacotes com Dualshock 3, vai ter vibração, senão nem isso. A única novidade é um sensor de movimento bem simples que, até o momento, eu não vi bem aplicado em nenhum jogo. A vantagem é que ele já vem com um cabo USB para carregar a bateria (que é interna e já vem instalada) enquanto joga (a Microsoft brasileira cobra 200 reais por um cabo semelhante). A desvantagem é que o cabo é curto demais e, portanto, inviável de carregar durante o jogo. E isso fica ainda pior pelo fato de que o controle só carrega nas entradas USB do PS3 e só se o console estiver ligado. O de Xbox 360, por exemplo, pode carregar em qualquer entrada USB (até em um adaptador ligado numa tomada comum) e também com o console desligado (não que essa vantagem valha os 200 reais cobrados por um cabo USB). Pelo menos o de PS3 carrega totalmente em duas horas, enquanto o do Xbox demora umas 6/8 horas para acender a luz verde. Ah, e os botões sem ordem lógica (quadrados, triângulos e bolas) continuam enchendo o saco ainda nesta geração.
O controle do Xbox 360 é um gamepad comum, que inclusive funciona com baterias AA comuns (o que é bom). Ele é bonito pra caramba e tem a imensa vantagem de ter botões com nomes lógicos (A e B embaixo, X e Y em cima). Não tem sensor de movimento, mas nunca fez falta para mim. E quando você pega o controle de PS3 e depois o de 360, não restam dúvidas de qual realmente representa a next-gen (o de 360).
Já o controle do Wii é o motivo para muita gente comprar o bicho, justamente pelo seu sensor de movimento. Quando o jogo é planejado especificamente para ele (BoomBlox, por exemplo), tudo funciona bem, mas em jogos mais tradicionais, como Metal Slug, a jogabilidade fica bem ruim. Tão ruim a ponto de ficar praticamente não jogável. O Wii também sofre do problema do DS: muitos jogos querem usar o sensor de movimento só porque ele existe – e daí acabam estragando a jogabilidade de muitas coisas que funcionariam melhor de forma mais tradicional. A durabilidade das pilhas é outra grande vantagem, pois mesmo jogando bastante, dura sempre algumas semanas. Os outros dois não resistem nem mesmo a um final de semana de jogatina intensa.
Outra imensa vantagem do Wii é que, por vir em apenas uma versão, comprá-lo é uma experiência tranqüila. No 360, você precisa se preocupar com datas de fabricação, placas Falcon e afins. No PS3, as versões mais novas não têm entrada para cartão de memória, retrocompatibilidade com PS2 e nem mesmo as quatro portas USB, o que diminui bastante o apelo do console, pelo menos para mim. Na verdade, garantir essa versão que ainda tem tudo isso foi um dos motivos para ter apressado a minha compra. Ah, a tomada do Wii também é com apenas dois pinos (as versões mais recentes do 360 também são assim) o que, além de facilitar a conexão, mostra que o console é mais seguro e estável, por não necessitar da segurança extra do terceiro pino. Se bem que meu 360 com dois pinos durou apenas quatro meses, enquanto o que tinha três durou um ano… Sei lá, então…
Estabilidade e tamanho também são outros benefícios do pequerrucho da Big N. Os outros dois são enormes e você precisa abrir um espação ao redor deles para que eles possam estar devidamente ventilados. Já o Wii é só enfiar em qualquer canto e sair jogando. O meu está do lado de um receiver da Sony e eles convivem pacificamente.
Vou ficando por aqui. Amanhã farei observações sobre coisas mais específicas a cada um deles. Não perca.