Há algum tempo, Cliff Bleszinski, líder de projeto da Epic Games, afirmou que Gears of War 2 não sairá para PC. Na época, ele se limitou a dizer que a Epic estava comprometida com o Xbox 360 e por isso tomaram esta decisão. Isso é tão verdadeiro quanto o lançamento de Duke Nukem Forever ou Chinese Democray, e qualquer um com ao menos dois neurônios vê isso.
Basicamente, a adaptação de um jogo de Xbox 360 para os PCs tem esforço praticamente nulo. Isso porque o Xbox foi desenhado para ser um “Windows dedicado a jogos”. Ele funciona basicamente da mesma forma que um PC (Nota do Corrales: Vai ver é por isso que é tão problemático), utilizando as mesmas tecnologias, o que torna a portagem uma tarefa bem tranquila. Então, se não são os custos ou a dificuldade de fazê-lo, qual o verdadeiro motivo por trás da decisão? Segundo Cliff, a pirataria.
Em entrevista ao TVG, Bleszinski resumiu a situação dos jogos nos PCs desta forma: “a pessoa que é habilidosa o suficiente para querer um PC bom e atualizar sua placa de vídeo, é alguém habilidoso o suficiente para conhecer o Bit Torrent a ponto de saber todo o necessário para piratear software”. Quer dizer que essas mesmas pessoas não utilizariam o mesmo programa para piratear o jogo de XBox 360, baixando a imagem na internet e gravando em um DVD comum de dupla camada? Senhor Cliff, queira fazer o favor de ir escutar pagode, seu afrodescendente. Se este é o motivo, larguem mão do Xbox e façam o jogo apenas para Playstation 3 de uma vez, oras!
Obviamente, a facilidade da pirataria de software é um problema sério e, justamente por isso, é cada vez mais difícil ter jogos exclusivamente para PCs. Mas utilizá-la como desculpa para não lançar um jogo que vai vender milhões de qualquer jeito, é patético.
Gears of War 2 tem lançamento programado para sete de novembro nos Estados Unidos.