Uma coisa legal do excesso de relançamentos que vimos nesta geração é a possibilidade de jogar pela primeira vez alguns jogos famosos que perdemos quando do lançamento original. É o caso para mim com este Patapon 2 Remastered, meu primeiro contato com a série.

Patapon é um daqueles jogos first party mais experimentais da Sony. Com um visual entre o abstrato e o extremamente estilizado, Patapon 2 Remastered é estrelado pelos Patapons, criaturinhas fofinhas que adoram música e que pretendem chegar a um lugar chamado Earthend.

PATAPON 2 REMASTERED

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gameplay é bem criativo, e uma tremenda mistureba. Trata-se de algo entre um jogo de ritmo, um RTS e batalha em turnos, com um tempero forte de RPG.

É possível jogar Patapon 2 com apenas uma mão, uma vez que ele usa apenas os botões da face. Cada botão representa um som. Quadrado é “pata”, bola é “pon”, triângulo é “chaka” e X é “don”. Ao longo da campanha, você aprende algumas músicas, que servem como comandos para os bichinhos. Por exemplo, pata-pata-pata-pon faz eles andarem, enquanto pon-pon-pata-pon manda atacarem. Use as músicas de forma inteligente para chegar ao final de cada uma das fases.

Entre as fases, entra o lado RPG. Você pode equipar cada membro do seu exército com armas e chapéus que afetam suas estatísticas, e mesmo criar novos Patapon. O loot pode ser equipado automaticamente, mas a criação do exército é totalmente manual, e envolve uma skill tree bem elaborada. Para criar novos Patapon, você precisa de ingredientes coletados em fases específicas. Ou seja, para conseguir prosseguir na história, é necessário repetir as fases anteriores para ficar mais forte.

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A skill tree de Patapon 2 Remastered.

Obviamente, aí começaram meus problemas com o jogo.

PROVA DE RESISTÊNCIA

As fases começam curtas e divertidas. Porém, lá pela metade da campanha, os capítulos vão de durar dois a três minutos para vinte ou trinta. E o jogo não tem pausa, e exige que você fique constantemente e repetitivamente martelando as músicas, sob pena de perder o combo e os benefícios que vêm com ele.

Assim, Patapon 2 Remastered é como um Guitar Hero 2 onde todas as músicas são Free Bird e não há pausa. Ou melhor ainda, é como se as músicas fossem só o riff principal da Smoke on the Water, repetido por 30 minutos. E sem pausa. Em outras palavras, é até divertido por algum tempo, mas enjoa rápido. E o jogo é absurdamente longo, e aumentado ainda mais pela necessidade de repetir as fases.

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Os chefes têm mais estratégia, já que eles telegrafam os ataques com 10 segundos ou mais de antecedência, permitindo que você termine seu ataque e faça a música da esquiva. Mas isso não funciona tão bem contra os inimigos normais, que atacam constantemente. Nestes, o melhor negócio é mesmo ficar repetindo a música do ataque até eles caírem. E tanto os minions quanto os chefes demoram muito para morrer.

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Os chefes são mais estratégicos, mas demoram muito para morrer.

Assim, Patapon 2 Remastered é mais um daqueles jogos que até são legais por algum tempo, mas não sabem a hora de parar. Ele é criativo, e sem dúvida bastante único em sua amálgama de gêneros. Porém, não se sustenta durante as vinte e tantas horas que deseja durar.