Hoje é um dia triste para todos os amantes dos Role-Playing Games. Aquele de verdade, onde realmente existe interpretação e colaboração entre amigos, que se sentam em volta de uma mesa nas tardes de sábado, para criar histórias fantásticas, resgatar princesas e ganhar tesouros.
Dave Arneson, pai do primeiro RPG (chamado de Blackmoor), morreu de câncer ontem à noite, aos 61 anos. Ele se foi ao lado de sua família em St. Paul, no estado norte-americano de Minnesota. A informação vem da Wired.
Arneson foi a verdadeira mente criativa por trás dos RPGs. Em 1979, ele se juntou a Gary Gygax, falecido no ano passado, para criar a primeira edição de Dungeons & Dragons, o primeiro jogo de interpretação de personagens a atingir sucesso comercial. Foi ele que transformou o wargame de Gygax, Chainmail, em um jogo de RPG ao fazer uma simples sugestão após perder uma partida: “e se um dos meus soldados conseguisse se infiltrar no sistema de esgoto do seu castelo“? A partir daí, um novo gênero surgiu e o resto é história.
É triste constatar que a morte de Arneson e Gygax serve como uma metáfora à queda de popularidade do jogo que criaram. Bons tempos em que podíamos passar horas com amigos comendo pizzas, bebendo refrigerantes e rolando dados. Infelizmente, a vida não possui death saving throw.