Qual é o perigo que um boneco do desenho Os Simpsons pode trazer para um país? Se a sua resposta foi “nenhum”, eu sinto lhe dizer que você está errado, delfonauta. Pelo menos para o Irã.
De acordo com a agência de notícia Associated Press, o governo do Irã colocou os bonecos dos Simpsons na sua listinha negra. E o que significa isso, pergunta o delfonauta curioso? Bom, significa que, a partir de agora, é proibido vender bonecos do Homer e companhia no Irã. Simples assim.
Tal decisão foi tomada para tentar frear a influência da cultura ocidental no país. Outro personagem famoso que já sofreu essa censura foi a Barbie.
No Irã, existe uma lista de brinquedos que não podem entrar no país. Os órgãos responsáveis pela proibição não esclarecem quais são os critérios usados para deixar ou não um simples brinquedo entrar. Um dos itens que foi divulgado e que ajuda nessa proibição é de que qualquer boneco que tenha os órgãos genitais reconhecíveis será proibido.
Certamente esse não é o caso dos Simpsons, já que Lisa, Bart e Maggie são crianças. Marge usa vestido, o que impede de vermos as suas partes intimas. E no caso do Homer… bem, a barriga tampa.
Não conheço bem a cultura do Irã e o pouco que conheço não me agrada em nada. Apesar de sermos um site assumidamente parcial, eu vou me conter nos comentários por respeitos aos delfonautas que temos no país. E também acredito que cada um tem a sua crença, embora alguns coloquem um cabresto e não tiram nem para tomar banho.
E aí, delfonauta, o que você achou da proibição? Deixe a sua opinião e nos diga qual brinquedo não entraria no Irã de jeito nenhum.
Observação: de acordo com o Data Delfos, só não temos delfonautas em Nauru e Granada. Tal fato será corrigido em breve, com o envio de dois estagiários para apresentar as maravilhas do DELFOS a esses países.