Com grandes poderes, vem um grande especial:
– Resenha do terceiro filme: Um homem pode fazer a diferença. ‘Nuff said.
– Tremendões Peter Parker: Com grandes poderes vêm… ah, você sabe!
– Os Jogos do Homem-Aranha: Mini-resenhas sobre todos os games já lançados com o amigão da vizinhança.
– Manifesto Homem-Aranha: graças a esse texto você pode estar lendo esse especial hoje.
E leia também:
– Ultimate Spider-Man: o game baseado no universo Ultimate.
– A Origem Ultimate do Carnificina: o vilão dá as caras no universo Ultimate e mata um personagem importante.
– A Morte de Gwen Stacy: uma das HQs mais famosas da história é analisada pelo DELFOS.
– Adaptação oficial do segundo filme: o gibi de Homem-Aranha 2.
– Spider-Man 2: o game baseado no segundo filme.
– Homem-Aranha 2: confira a empolgação do Corrales ao sair da sessão do filme.
– A origem Ultimate do Venom: um dos vilões do terceiro longa estréia no universo Ultimate.
– Marvel Apresenta 10: Wolverine e Homem-Aranha: o carcaju canadense e o nerd novaiorquino juntos. De novo.
– Homem-Aranha – o Casamento: é, ele casou. Você não foi convidado?
– Guerras Secretas: foi aqui que o simbionte alienígena surgiu nos quadrinhos.
Uma das coisas mais assustadoras para qualquer colecionador que se preze são os relançamentos. É um saco você ficar naquela nóia de ter que comprar um produto que você já tem por causa de algumas coisinhas diferentes que, muitas vezes, não valem o preço cobrado. Aliás, seria legal que as distribuidoras desenvolvessem alguma forma de você pagar pelo “upgrade”, não pelo produto completo novamente. Por exemplo, se você já tem o DVD duplo de Homem-Aranha 2, seria legal se pudesse levar a nota fiscal para a loja e, assim, adquirir o 2.1 por uns cinco reais, pagando apenas pelo novo conteúdo, não por todo o filme novamente. Nos EUA, já tem algumas iniciativas desse tipo, mas lá o respeito com o consumidor também é bem maior do que aqui. E isso ainda ajudaria a evitar a pirataria. Mas enquanto não decidem fazer isso, se é que farão um dia, o DELFOS, em seus infindáveis esforços altruístas, preparou uma matéria para ajudar você a decidir quais dos novos DVDs do Aranha valem um novo investimento. Então vamos nessa.
HOMEM-ARANHA SUPERBIT
Para quem não sabe, a série Superbit são DVDs da Columbia feitos para aproveitar ao máximo seu home-theater, com a melhor qualidade de imagem e som possível. Provavelmente pelo fato de boa parte dos brasileiros não ter um equipamento apropriado para tal, poucos são os títulos que são lançados aqui no formato. O próprio Homem-Aranha saiu em Superbit nos EUA junto com o DVD normal do primeiro filme e só agora chega por aqui.
Provavelmente para economizar espaço no disquinho, todos os menus são estáticos e bem simples. Os extras são inexistentes. Na caixa fala que tem um comentário de Tobey Maguire e JK Simmons, mas isso aparentemente é mentira, já que não existe nenhuma opção para tal no menu e nem consegui selecionar essa faixa de áudio durante o filme.
O som está disponível apenas em inglês, nos formatos Dolby Digital 5.1 (a mesma do DVD normal) e DTS 5.1. A trilha DTS soa muito bem, com uma qualidade bem superior à Dolby Digital que conhecíamos e um melhor uso do áudio posicional. É uma pena que não esteja disponível o DTS 6.1, já que a idéia é explorar ao máximo a capacidade dos home-theaters.
Agora o principal atrativo desse DVD é o fato de que, pela primeira vez, o filme está disponível em widescreen no nosso país. Curiosamente, eu esperava tanto da “lendária” imagem do Superbit que não a achei assim tão fenomenal. Está boa, mas não acho que está superior à do DVD normal (tirando o fato de ser wide, é claro).
No fim das contas, esse é um DVD bem recomendado para pessoas que, como eu, sentiam que estavam assistindo ao filme mutilado todas as vezes que colocavam o disco anterior. Mas verdade seja dita, não tem nada de mais aqui e esse é simplesmente como deveria ter sido o DVD 1 do primeiro filme desde o início. É uma pena que não tenham lançado essa versão com o disco de extras, mas pelo menos o preço não é nenhum absurdo.
Preço sugerido: 24,90
Compre aqui.
Nota: 3
HOMEM-ARANHA 2.1
Esse é provavelmente a grande aposta da distribuidora nos novos lançamentos. Agora convenhamos, oito minutos de cenas inéditas é muito pouco para justificar uma nova versão do filme, principalmente quando comparamos com longas como Senhor dos Anéis, cujas versões estendidas têm quase uma hora a mais, incluindo novas músicas compostas exclusivamente para essa versão.
A maior parte dos acréscimos ao filme são uma ou duas frases a mais em vários diálogos. Coisa que só quem já conhece o longa de cor (como eu) perceberia. As cenas de luta, como a do trem, também têm novas seqüências, mas fazem tão pouca diferença quanto os diálogos estendidos. Algumas partes, contudo, acrescentam algo de interessante. A cena da discussão de Peter com Harry no aniversário do primeiro, por exemplo, realmente vale a pena, pois dá um desenvolvimento bem melhor ao personagem de James Franco e às dificuldades que ele vem enfrentando desde a morte do pai. Muito mais poderosa que a que conhecíamos, é a melhor das novas cenas, sem dúvida nenhuma e quase justifica, por si só, a compra desse novo disco.
Um acréscimo que os fãs vão gostar são alguns segundos a mais na cena com Bruce Campbell. Além disso, temos também uma completamente desnecessária onde JJJ se veste de Homem-Aranha, que é boba no mal sentido. O filme ficava melhor sem ela, falando sério. A famosa cena do elevador também está diferente. Ao invés do silêncio constrangedor que tínhamos antes, agora o cara fica tentando fazer com que o Aranha o contrate como seu consultor de marketing. É divertida também, mas na minha opinião a anterior representa melhor as características anti-sociais de um elevador que todos nós conhecemos. Uma pena é que não temos a opção de assistir tanto a versão de cinema quanto a versão estendida. A tecnologia de DVD permite esse tipo de coisa e é triste quando não a aproveitam.
A imagem está em widescreen anamórfico e o som em Dolby Digital 5.1, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Nesse ponto, está tão bom quanto o lançamento anterior. Só ficou faltando uma opção DTS, que daria um charme especial à nova edição. O disco 1 ainda conta com um comentário com os produtores Laura Ziskin e Alvin Sargent e um extra chamado Sentido Aranha 2.1, que nada mais é do que textinhos falando sobre os bastidores durante a exibição do filme. Não vi muita diferença desse para o que já tínhamos no DVD anterior.
Já o disco 2 é composto exclusivamente de extras inéditos. Curiosamente, quando coloquei o disquinho no meu DVD, o menu apareceu em algum idioma oriental. Mexi na configuração do aparelho para mostrar menus em inglês (estava em português antes) e nada mudou. Curiosamente, nenhuma das opções da tela me levava para configurações da legenda, o que significa que tive que alterá-las durante a exibição de cada um dos extras (a legenda voltava ao tal idioma oriental sempre que um deles acabava).
Coloquei no computador para ver se não era alguma incompatibilidade com meu aparelho e, para minha supresa, no computador apareceu um menuzinho para que eu escolhesse a língua. Tinha três idiomas com alfabetos diferentes do nosso e o menu em inglês. Não existe menu em português e, curiosamente, nenhum dos três idiomas estranhos era o mesmo menu que apareceu no meu aparelho, já que todos eles tinham uma opção para configuração das legendas.
Perguntei para a assessora de imprensa da Sony se não foi feita a tradução para o menu em português e obtive a seguinte resposta: “Infelizmente foi detectado um erro de autoração do segundo disco de Homem Aranha 2.1. A Sony Pictures Home Entertainment já solicitou uma nova autoração e, num prazo de 15 dias (essa mensagem foi recebida em 25 de abril), informará aos cosumidores interessados, pelo site www.sonypictures.com.br, sobre o procedimento de troca. Ela deverá acontecer nas lojas em que o consumidor efetuou a compra. Enquanto isso, a SPHE disponibiliza o e-mail sphe_brasil@sphe.sony.com, para atendimento e esclarecimento de dúvidas.”
Nesse disco temos algumas featurettes: um especial sobre as novas cenas do filme (Inside Spider-Man 2.1), uma rasgação de seda sobre o Oscar de efeitos visuais que o filme venceu (With great effort comes great recognition), que parece saído de South Park, já que todo mundo que fala no documentário faz isso segurando o cobiçado careca dourado e um documentário sobre os vilões de Homem-Aranha 3 (Villains of Spider-Man) que é bem legal. Só é uma pena ver o quanto de potencial cada um dos três vilões tinha sabendo que eles foram tão mal aproveitados no filme.
Temos também um grande documentário em cinco partes chamado Visual Effects Breakdown que é técnico demais e bem chatinho. A seguir, vem Danny Elfman scores Spider-Man 2, um especial que mostra cenas da orquestra sendo gravada enquanto o ex-Oingo Boingo fala sobre ela. Aliás, alguém mais acha que o carinha faz trilhas maravilhosas para os filmes do Tim Burton, mas deixa muito a dever em seus outros trabalhos? A trilha sonora do primeiro Batman, por exemplo, é muito mais marcante que a de Homem-Aranha. Por fim, temos uma prévia e um trailer de Homem-Aranha 3. Tirando os dois documentários relacionados aos efeitos visuais (que, infelizmente, são a maior parte do disco), o resto é até bem legal.
Ao contrário do que acontece com as versões estendidas de O Senhor dos Anéis, é difícil classificar Homem-Aranha 2.1 como a versão definitiva do filme. Recomendada apenas para aqueles que gostam muito do longa ou que ainda não o têm em DVD.
Preço sugerido: 34,90
Compre aqui.
Nota: 3,5
COLEÇÃO HOMEM-ARANHA
Essa é a maior decepção dos novos lançamentos. Por algum motivo bizarro, vem sendo divulgado na grande mídia como sendo duplo e tendo extras inéditos. Mas como você sabe, o DELFOS não mente. Na verdade, trata-se de um box triplo. O primeiro filme comparece em sua versão simples, com os mesmos extras do DVD 1 da versão dupla lançada anteriormente (e em tela cheia). Provavelmente, aliás, trata-se exatamente do mesmo disco. O segundo longa vem exatamente da forma como o conhecemos: em versão dupla, com os mesmos extras e menus. O curioso é que os extras do primeiro são bem mais legais que os do segundo e foram justamente os cortados aqui. Não entendo porque não relançaram os dois filmes em suas versões duplas, ou até mesmo incluindo a versão tripla lançada para o primeiro longa na época do relançamento do segundo. Sem dúvida, ia vender bem mais, pois todos os fãs que ainda não tinham, iam querer comprar.
Se você não se importa com coisas como extras ou formato de tela, mas quer ter os longas do aracnídeo, talvez essa seja a melhor opção para você, pois representaria uma economia de 20 reais se você comprasse as versões duplas anteriores (compre aqui Homem-Aranha e Homem-Aranha 2). Agora, se você já as tem, não tem nada de novo aqui, o que significa que podes namorar apenas as versões resenhadas acima.
Preço sugerido: 39,90
Compre aqui.
Nota: 1 (os filmes e extras são legais, mas por que comprar um pacote inferior ao que você pode comprar separado?)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você é um tremendo fã do amigão da vizinhança, quer ter as melhores versões disponíveis e espera que nós as recomendemos para você? Ok, vamos lá.
Se dinheiro não for problema, recomendo que você compre o primeiro filme em sua versão dupla pelos extras e sua versão Superbit pelo filme (afinal, assistir a um longa desses mutilado dói no coração). Já para o segundo, as duas versões têm filmes e extras diferentes, o que significa que você poderia levar para casa o 2.1 e o Homem-Aranha 2).
Se você não for tão fanático e não tiver nada, compre o 2.1 e escolha entre a versão Superbit e a dupla do primeiro, dependendo da sua preferência (widescreen ou extras). Se você já tiver os dois lançamentos anteriores, talvez não queira comprar nada. Vale a pena alugar o 2.1 para decidir se os oito minutos lhe apetecem e decida por conta própria se consegue viver assistindo ao primeiro longa em tela cheia para o resto da sua vida.
Dito isso, espero que este texto tenha ajudado o amigo delfonauta a tomar uma decisão consciente em sua futura compra aracnídea. Depois conta pra nós o que você decidiu comprar (ou não comprar).