O diretor Oliver Stone está causando polêmica em Nova Iorque com World Trade Center, seu novo longa metragem, baseado (quem diria?) no atentado de 2001 contra as torres gêmeas. O filme, que estréia em duas semanas, está sendo acusado de tentar faturar em cima da maior tragédia vivida pela cidade.
Para o diretor estadunidense a história não tem o intuito de provocar, mas de mostrar eventos inspiradores e atos de heroísmo. Stone é considerado um dos diretores liberais de Hollywood e já causou protestos com produções anteriores como Platoon, JFK e Comandante, documentário sobre Fidel Castro que não conseguiu distribuição nos Estados Unidos.
Na história do filme, Nicolas Cage interpreta o sargento John McLoughlin, e Michael Pena é o policial Will Jimeno. Ambos ficam presos nos escombros no prédio e seus colegas têm pouco tempo para resgatá-los antes que tudo desabe. O policial Will Jimeno atuou como consultor técnico durante as gravações e garante que tudo o que está na tela é real.
Essa não é a primeira produção baseada nos atentados de 11 de setembro. Já foi lançado nos EUA uma produção mais modesta chamada United 93, que narra os acontecimentos em um dos aviões seqüestrados naquele dia.