Max: The Curse of Brotherhood é um joguinho de puzzle/plataforma que vem fazendo a ronda nos consoles desde 2013, inicialmente como um exclusivo da família Xbox. Ele acaba de chegar no Switch, e esta parece ser a melhor plataforma para você viver esta aventura,

Max: The Curse of Brotherhood, Delfos

O jogo pode ser mais ou menos definido como um Uncharted 2D. Você escala, pula e escapa de perigos em cenários lendários em busca de seu irmão raptado. É comum a plataforma que você pisou ceder e mesmo momentos de corrida cheios da adrenalina.

NO SWITCH

Porém, o jogo tem uma pegada única que torna o Switch a melhor plataforma possível para experimentá-lo. Em boa parte dos desafios, você mesmo vai ter que criar suas próprias plataformas. Há lugares do cenário onde você pode desenhar, criando coisas como cipós, plantas ou túneis de água. Não dá para escolher o que vai desenhar em cada lugar, isso é pré-estabelecido, mas você escolhe o formato.

Max: The Curse of Brotherhood, Delfos
E em alguns casos você precisa usar a criatividade para conseguir sair.

Estes puzzles são bastante criativos e contrastam bem com os momentos mais adrenalísticos. Por exemplo, tem uma hora que você precisa se envolver com uma planta e usá-la como escudo para passar por insetos assassinos.

Max: The Curse of Brotherhood, Delfos
Aposto que você imaginou os insetos assassinos de forma mais ameaçadora do que luzinhas voadoras.

Nos outros consoles, você desenha segurando um botão e usando a alavanca direcional, mas nesta versão do Switch rola fazer isso de fato desenhando na tela. Isso por um lado é bem legal, mas por outro o console em modo portátil não é muito anatômico para ficar alternando entre botões e touch-screen a toda hora. É legal ter essa opção, mas no final das contas eu acabei preferindo os controles tradicionais.

Além disso, o jogo parece ficar bem mais bonito e brilhante na tela do portátil do que quando você joga na TV. Apesar de ter um visual 2.5D bacana, na TV a resolução fica baixa e falta polimento nas animações, e estes detalhes ficam menos perceptíveis na tela pequena.

MAX: THE CURSE OF BROTHERHOOD

Apesar de o jogo estar saindo agora para Switch, é bem provável que você já o tenha jogado em outras versões. Se não jogou ainda, eu recomendo a de Switch sobre as outras, mas o jogo é legal o suficiente para você dar um jeito de jogar mesmo que seja no Xbox, no PS4 ou no PC.