O material de divulgação de Eu, Robô

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Uma das coisas mais legais de cabines (sessões fechadas para jornalistas realizadas pouco antes da estréia dos filmes) são os brindes. Um amigo chegou a comentar que em uma dessas sessões, ele recebeu de presente o DVD de O Senhor dos Anéis.

Bom, eu ainda não ganhei nada tão legal, mas na cabine de O Dia Depois de Amanhã, fiquei agradavelmente surpreso com os brindes entregues. Ao chegar lá, recebi uma caixinha de DVD e antes que pudesse olhá-la pensei: “Puxa, será que vou levar o filme para casa?”. Na verdade era só um Press Kit, ou seja, um CD-Rom com fotos, release, trailer e pôster do filme, mas ainda assim é legal e é tudo que um jornalista precisa para fazer seu trabalho com qualidade.

Porém, enquanto estava esperando a sessão começar, recebi um envelopinho com o logo NS-5, do qual nunca tinha ouvido falar. Ao abrir o envelope, encontrei um livrinho e um CD e acabei deduzindo que fazia parte da divulgação do filme Eu, Robô, que conta com aquele que um dia foi um rapper conhecido como Fresh Prince, Will Smith, no papel de um policial que acredita que um robô matou uma pessoa.

O livrinho não trazia as informações tradicionais da divulgação de um filme, mas sim as especificações técnicas do robô NS-5 (Ah, então era isso que o logo no envelope significava), como se fosse uma propaganda de produto. Dentro do CD, sinceramente, esperava mais conteúdo, mas lá encontramos um comercial em vídeo do robô (regado pelo clássico My Generation do The Who), uma foto do Will Smith (sim, só uma) e um comunicado da empresa que comercializa (!) o robô dizendo que honra é ter seu principal produto estrelando um filme da Fox. Tudo isso embalado por uma direção de arte classe A (veja a capinha do livro acima) e textos cuidadosamente elaborados para lembrar mesmo uma propaganda de produto e não de filme.

A idéia desse tipo de divulgação é tão legal que até lembrei de quando cursava a ESPM e os professores nos mostravam cases como esse para vermos como é possível criarmos coisas legais. E depois de ler todo o material, duas coisas martelavam a minha cabeça: um daqueles comerciais do Saturday Night Live que pregava “Pessoas que negam a existência de robôs podem ser robôs” e a pergunta que não quer calar, onde eu compro um NS-5?

Eu, Robô estréia no Brasil em agosto. Enquanto isso, visite o site que também é bem legal: www.irobotnow.com.