O Cyrino vai lançar um livro!

0

O delfonauta dedicado sabe do meu envolvimento com a Zap! HQ, o universo de super-heróis brasileiro, cujo principal título, a Anarquia, é escrita por mim e pelo ex-A-Arca Emílio Baraçal. Aliás, você já baixou o papel de parede da Anarquia?

O que o delfonauta dedicado ainda não sabia, no entanto, é que eu não sou o único delfiano envolvido no auspicioso mundo da literatura. Isso porque a recém fundada editora Toró na Cuca tem entre seus sócios o nosso Carlos Cyrino, talvez mais conhecido pelo carinhoso apelido de Cyrilove. E é dele um dos dois primeiros lançamentos da editora. E você vai poder adquirir os dois livros e ainda pegar autógrafos dos autores daqui a poucos dias. Mas antes, vamos às sinopses dos livros.

SINOPSE: ESPAÇOS DESABITADOS, DE CARLOS CYRINO

Eduardo Vieira é alguém que pensa ser um ninguém. Pode-se dizer até que está sofrendo de uma crise de meia-idade. Isso antes mesmo de chegar aos 30 anos. Nada o satisfaz. O emprego modorrento e insignificante, a namorada fria, as noitadas fugazes. Qual o sentido?

É o que ele se pergunta entra dia, sai dia. O fato de não conseguir encontrar a resposta o enlouquece. Seu cotidiano repetitivo e desinteressante o enlouquece. E, acima de tudo, as outras pessoas o enlouquecem.

Porque Eduardo Vieira não gosta delas. Ele é um solitário anti-social imerso na cidade grande. Convivendo com milhões de pessoas, mas desejando morar em uma cidade fantasma.

Até que ocorre uma morte inesperada. O alarme soa em sua cabeça. A crise bate mais forte. E uma mudança em seu estilo de vida é implementada. A preguiça, o hedonismo e o sonho de não fazer nada são buscados. Alguns desses elementos são conquistados, outros ficam pelo caminho.

Mas será que tal mudança em seu estilo de vida se concretizará totalmente ou ele pode voltar ao modo antigo, em um cruel círculo vicioso? Essa é a vida de Eduardo Vieira. Poderia ser a minha. Poderia ser a sua. Mas é só dele.

SINOPSE: O RABO DO CACHORRO – UMA AVENTURA POP CINCO ESTRELAS, DE JEAN DI BARROS

Ele tinha trinta anos. E, no entanto, ainda se comportava como se tivesse só a metade…

O protagonista não consegue evitar se comportar como um adolescente, mesmo sendo, ao menos em teoria, um adulto capaz de avaliar e identificar seus erros e acertos. Mas, como um moleque com metade de sua idade real, parece incapaz de evitar cometê-los de novo e de novo – mesmo consciente deles – num círculo vicioso, como o cão que não consegue evitar correr atrás do próprio rabo. É da natureza da fera.

E como resultado, sua vida começa a desmoronar ao seu redor, obrigando-o a bater uma retirada estratégica de volta à sua cidade natal, reinserindo-se no seio familiar e revisitando figuras de seu passado. E, sobretudo, fazendo-o reavaliar sua conturbada vida amorosa, a fonte de grande parte de seus problemas. E também de suas aventuras cheias de referências e mordacidade.

Em seu romance de estreia, Jean Di Barros entrega uma narrativa que transita entre o drama e a comédia e fala a toda uma geração de jovens adultos que ainda são incapazes de se enxergarem como tal, mantendo o frescor, as confusões e a enxurrada de sentimentos agridoces de uma época marcante de suas vidas que já ficou muitos anos para trás.

Com uma escrita ágil e carregada de referências à cultura pop que leitores da mesma geração que o protagonista não terão nenhuma dificuldade para desvendar, O Rabo do Cachorro é uma leitura rápida e contundente sobre toda uma geração perdida numa espécie de limbo entre a irresponsabilidade juvenil e o peso do amadurecimento que cedo ou tarde [às vezes bem tarde] inevitavelmente chega.

Um livro que seu próprio personagem principal não teria nenhuma vergonha em classificar como uma aventura pop cinco estrelas.

MAIS INFOS

Se você reparou alguma semelhança entre os dois livros é porque ambos fazem parte da Coleção Saldo Negativo, que publicará livros com a temática de jovens adultos sem direção ou objetivo, perdidos na grande metrópole e tentando descobrir qual caminho tomar e o que fazer da vida.

Eu estou atualmente lendo o livro do Cyrino e não teria receio nenhum em recomendá-lo para qualquer delfonauta que se preze. Se você se identifica com o nosso amigo Cyrilove, com certeza se identificará também com seu protagonista Eduardo Vieira. E vai curtir muito as diversas referências, como os nomes dos capítulos influenciados pelos títulos de episódios de Friends ou o fato de cada sub-capítulo ser batizado com o nome de uma música de Rock, em uma seleção que vai de Queen a Ramones, de Pearl Jam a Megadeth.

A PARTE QUE INTERESSA

Ambos os livros estarão disponíveis nas livrarias no início do ano que vem. Porém, antes disso você terá a oportunidade de ir ao lançamento oficial dos livros e não apenas adquiri-los a um precinho especial (cada livro sairá por R$ 20,00 no dia), mas também pegar um autógrafo dos autores, trocar ideias com eles e ainda beber chope e água de graça. Confira abaixo tudo que você precisa saber para participar deste evento histórico.

SERVIÇO:

Lançamento dos livros Espaços Desabitados (Carlos Cyrino) e O Rabo do Cachorro (Jean Di Barros).

Data: 15/12/2010 (quarta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: livraria do Espaço Unibanco de Cinema
Endereço: Rua Augusta, 1475, São Paulo
Preço dos livros: R$ 20,00 (cada)
Regalias: chopp e água de graça

Eu estarei lá para apoiar nosso amigo e acho muito provável que outros delfianos também estejam. Vai ser praticamente um encontro delfiano não oficial (aguarde para breve notícias sobre o oficial). Por isso, quero ver todos os delfonautas de São Paulo lá. Vamos tornar esses livros best-sellers antes mesmo de eles chegarem às livrarias! Nos vemos no dia 15!

E quem diria que nosso coleguinha iria virar uma palavra-chave no DELFOS um dia, hein? ^^

Galeria