A Revolução vem por aí. Muito embora eu seja um Nintendista assumido, foi consenso geral na imprensa de que a entrevista coletiva pré-E3 da Grande N foi muito mais impressionante do que a da Sony, especialmente porque ela já havia dado os detalhes do PlayStation 3 antes, e para agora só restou o anúncio da data e, pior, do preço. Já a Nintendo soube guardar o melhor para o final e, embora não tenha anunciado o preço do console, já deu a entender que vai custar uma fração do preço da concorrente. Ah, e um detalhe curioso – durante a palestra da Nintendo os aplausos e assobios eram constantes. Durante a palestra da Sony, alguns representantes precisavam dizer coisas do tipo “Vamos lá, pessoal, aplaudam esse jogão”. Tô tentando segurar o riso até agora! Então, vamos saber o motivo da comoção constante?
– Vamos guardar o melhor para o final e começar pelos portáteis: foram anunciados vários jogos da própria Nintendo para eles, mas apenas um, Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team para o Game Boy Advance, contrariando um pouco o anúncio da empresa de que daria bastante suporte ao popular portátil (caras, olhem, uma aliteração!). E para o DS? Chibi-Robo: Park Control, continuação para o jogo do GameCube; Clubhouse Games, uma coletânea de jogos de cartas e tabuleiros; Custom Robo Arena, um RPG de ação; Diddy Kong Racing DS, continuação (ou remake, ainda não se sabe) do jogo do Nintendo 64; Donkey Kong: King Of Swing DS, continuação do não muito bem sucedido jogo do Game Boy Advance; DS Air, um simulador de vôo; Hoel Dusk: Room 215, um adventure naquele estilão tradicional; Kirby, mais um jogo da bolinha cor de rosa (o título é provisório, claro); The Legend Of Zelda: Phantom Hourglass, dispensa comentários; Magical Vacation, um RPG de ação com opção para multiplayer; Mario Hoops 3-On-3, jogo de basquete com os personagens das séries do Super Mario; Mario Vs. Donkey Kong 2, naquele estilão do arcade Donkey Kong; Pokémon Mystery Dungeon, que também sairá para o GBA e será de exploração de masmorras; Starfox DS, esperadíssimo (pelo menos por mim) shooter da Nintendo que terá um modo multiplayer cooperativo; Sudoku Gridmaster, com 400 puzzles de Sudoku; Yoshi’s Island 2, um novo jogo de plataforma com o Yoshi, e com a árdua missão de superar o Yoshi’s Island 1 (considerado por muitos o melhor jogo de plataforma de todos os tempos); e, finalmente, Tenchu: Dark Secret, um jogo de ninjas com jogabilidade naquele estilo Metal Gear, que também é uma continuação de série. Ufa. Esses foram os jogos da Nintendo. No total, o DS receberá 100 jogos até o final do ano. Olhem que ainda nem chegamos no Wii!
– O GameCube não foi esquecido pela Nintendo e também ganhará um bocado de jogos até o começo do ano que vem: MLB 2K6, da 2K Games; X-Men: The Oficial Game e Over The Edge, da Activision; Backyard Baseball 2007 e Backyard Basketball 2007, da Atari; Disney’s Meet The Robinsons, da Buena Vista Games; Dreamworks’ Flushed Away, da D3; Tomb Raider Legend e Bionicle Heroes, da Eidos; Madden NFL ’07, da Electronic Arts; Lego Star Wars II: The Original Trilogy, da LucasArts; The Ant Bully, da Midway Games; Pac-Man World Rally, One Piece: Grand Adventure, da Namco Bandai Games; Baten Kaitos Origins, DK Bongo Blast, Super Paper Mario e The Legend Of Zelda: Twilight Princess (esse sairá em duas versões – para GameCube e para Wii), todos da Nintendo; Super Monkey Ball Adventure, da Sega; Disney Pixar Cars, Monster House, Avatar: The Last Airbender, The Barnyard, Bratz Diamondz, Nicktoons Vortex Island, Squarebob Squarepants: Creature From The Krusty Krab, todos da THQ (cá entre nós, empresa que só faz jogos de qualidade BEM questionável); Naruto: Clash Of Ninja 2, da Tomy; Open Season, Tom Clancy’s Splinter Cell: Double Agent e Rayman, da Ubisoft; e The Legend Of Spyro: A New Beginning, da Vivendi Universal Games. Lembre-se, amigão: ainda não chegamos no Wii!
– Agora sim chegamos no Wii. Durante os vídeos da entrevista coletiva, pudemos ver vários jogos e alguns que ninguém estava imaginando ver logo de cara. Super Mario Galaxy, por exemplo, será um jogo de plataforma para o Wii. Outros jogos mostrados foram The Legend Of Zelda: Twilight Princess que, como dito, sairá numa versão para o Wii e noutra para o ‘Cube; Metroid Prime 3: Corruption, Fire Emblem e Wario Ware: Smooth Moves (se alguém aí conhece a série deve estar, como eu, pensando em que maluquices a Nintendo não fará com o controle do Wii) também são jogos em desenvolvimento para o novo console da Nintendo.
Outros jogos mostrados, que farão parte de franquias novas, também empolgaram a imprensa presente: Disaster: Day Of Crisis, onde jogadores tentam recuperar uma arma nuclear durante várias catástrofes naturais (inundações, erupções vulcânicas, terremotos, etc); Excite Truck, não, não será um simulador de caminhoneiros peludos e amorosos, será um jogo de corrida bem naquele estilão árcade que o Corrales tanto gosta; Project H.A.M.M.E.R., um jogo de ação onde você controlará um ciborgue com um martelo gigante; e Wii Sports, um conjunto de jogos que reunirá golfe, tênis e baseball, e a idéia é permitir que jogadores amadores, como a sua mãe, joguem tão bem quanto você. Esses foram os jogos da Nintendo. Tem mais – Activision: Tony Hawk’s Downhill Jam, Marvel: Ultimate Alliance e Call of Duty 3; AQ Interactive: jogo de boxe ainda sem nome; Atari: Dragon Ball Z Budokai: Tenkaichi 2; Atlus: Trauma Center: Second Opinion; Banpresto: um jogo de ação ainda sem nome; Buena Vista Games: Disney’s Chicken Little: Ace in Action e Disney’s Meet the Robinsons; Capcom: Resident Evil (nome provisório); D3: SIMPLE e um jogo de ação ainda sem nome; Eidos: jogo ainda sem nome; Electronic Arts: Madden NFL ’07 e Medal of Honor Airborne; Epoch: jogo ainda sem nome; From Software: jogo de ação ainda sem nome; Genki: jogo ainda sem nome; Hudson Soft: Bomberman Land e simulador de vôo ainda sem nome; Jaleco: jogo ainda sem nome; Koei: Sengoku Action; Konami: Elebits e jogo de futebol ainda sem nome; Majesco: Bust-A-Move Revolution; Marvelous Interactive: Harvest Moon, Heroes, Kawa no Nushitsuri e um outro simulador, ainda sem nome; Mastiff: Mr. D Goes to Town; Midway Games: The Ant Bully e Happy Feet; Milestone: um shooter vertical ainda sem nome e um jogo de ação, adivinhou, ainda sem nome; MTO: jogo de ação ainda sem nome e SAN-X All-Star Revolution; Namco Bandai Games: Final Furlong; Mobile Suit Gundam; SD Gundam G Breaker, Digimon, One Piece Unlimited Adventure, jogo de ação sem nome, RPG ainda sem nome, Tamagotchi e outro jogo ainda sem nome; Sega: Super Monkey Ball Banana Blitz e Sonic Wild Fire; SNK: Metal Slug Anthology; Spike: Necro-Nesia e Jawa; Square Enix: Final Fantasy Crystal Chronicles: Crystal Bearers e Dragon Quest Swords: The Masked Queen And The Tower of Mirrors; Taito: Turn IT Around!!, Let’s go by train! e Cooking Mama: Cooking With International Friends; Tecmo: Super Swing Golf Pangya; The Game Factory: jogo ainda sem nome; THQ: Avatar: the Last Airbender, SpongeBob SquarePants: Creature from the Krusty Krab e Disney Pixar Cars; Tomy: jogo de ação e jogo de batalha, ambos ainda sem nome; Ubisoft: Open Season, Rayman Raving Rabbids e Red Steel; Vivendi Universal Games: jogo ainda sem nome; e, ufa, Warner Bros. Interactive Entertainment: jogo sem nome.
– A Nintendo prometeu revelar o último segredo do controle do Wii durante a E3, e cá está ele: uma caixinha de som embutida no dito cujo. Simples e legal: durante Zelda, por exemplo, o jogador pode ouvir o barulho da linha da vara de pescar ou o som do arco envergando. Se for bem usada, muitas coisas legais podem ser feitas. Segundo a Grande N, o controle mostrado ainda é um protótipo, mas quem jogou o jogo de tênis, por exemplo, pôde fazer todos os tipos de jogada. O controle detecta quaisquer movimentos feitos pelo jogador, ao contrário do controle do PlayStation 3. Ainda sobre controles: ao que parece, a Nintendo lançará um controle bastante similar ao do Super NES (na minha opinião, o melhor controle já lançado), mas com dois analógicos. Especula-se que esse controle será usado para os jogos baixados para o Virtual Console do Wii (para quem não lembra, é o serviço de download de jogos antigos do NES, Super NES, Nintendo 64, Mega Drive e PC Engine).
Ufa, essa foi a entrevista coletiva da Nintendo. Eu consegui acompanhar um pouco a comoção nos fóruns enquanto ela rolava e posso dizer: os jogadores estão felizes com as possibilidades e com os gráficos (até porque a Nintendo não prometeu nada nesse quesito), e todos os Nintendistas estão encantados com o troco que a Nintendo deu à Sony pela cópia do controle – qualidade e inovação acima de tudo. A data ainda não foi anunciada, mas o console será lançado em algum dia do último trimestre (provavelmente em novembro). Eu já comecei a juntar dinheiro. E você? 🙂