Num passado distante, mais conhecido como a época do Xbox 360, eu passei muitas e muitas horas jogando um MotoGP. Não me lembro exatamente qual era, e acho que ele nem tinha o ano ao lado do título, como em MotoGP 25. Mas foi meu primeiro jogo de motos moderno. Para mim, acostumado a coisas como Road Rash, foi de pirar o cabeção.

MOTOGP 25

O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus nem existe mais. Mas MotoGP existe, e continua tão bacana quanto era antes. Algumas coisas mudaram, e fazem falta. Por exemplo, a câmera em primeira pessoa que inclinava a visão conforme você fazia curvas. Era emocionante, meu! E não está mais no jogo.

Outras não mudaram, e gostaria que tivessem mudado, como os outros motoristas serem programados para ficar na linha ideal e, se você estiver na dita cuja ao lado deles, eles vão para cima de você sem dó nem piedade. Ai. Isso é totalmente contra como um piloto de verdade dirigiria. Mas tirando essas coisas, o jogo se mantém bem parecido. Ainda há o foco em simulação, as pistas reais são basicamente as mesmas, e os gráficos foram atualizados e estão bem próximos do realista. Pelo menos se você não olhar para humanos sem capacete. E, claro, como eu posso criar meu próprio piloto, aproveitei para reviver o nome mais engraçado que já criei em um jogo de corrida: Corrales Jones.

MODOS DE JOGO

MotoGP 25, Milestone, Delfos, Plaion

Há vários modos de jogo, a maioria até bem independente. Você pode, por exemplo, brincar de grand prix ou de corrida única sem interferir na sua carreira. A carreira, claro, é o prato principal, e permite tanto envolvimento quanto você desejar. Dá para colocar a simulação no último, ou configurar tudo da forma mais arcade possível – o que de forma alguma o torna um jogo pick up and play, como Dirt 5.

Da mesma forma, a carreira é cheia de mecânicas que você pode ignorar. Dá para responder para os outros pilotos nas redes sociais, dá para tunar sua moto e, claro, há uma infinidade de atividades diretamente relacionadas à corrida, incluindo desenvolver o relacionamento com sua equipe. Você pode fazer voltas de qualificação, treino, setup. Ou pode, como eu, desligar tudo e ir direto para a corrida.

As corridas são boas, mas são longas demais no modo carreira. As primeiras exigem seis voltas, o que significa que cada partida leva mais de dez minutos, mesmo focando na corrida. Além disso, a IA parece um tanto injusta. Em uma corrida, eu fiquei o tempo todo em segundo, e o primeiro colocado parecia estar na frente de uma parede inalcançável, não interessa quão bem eu dirigisse. Isso, somado à duração extrema da corrida, me deixou entediado.

PARA FÃS DE SIMULAÇÃO

Eu sou um fã de jogos de corrida mais arcades, e quando me dá opção, ignoro coisas como tunar o veículo ou fazer corridas de qualificação. Então meu fascínio com a série MotoGP ficou lá no Xbox 360. Mas eu ainda classifico MotoGP 25 como um bom jogo, desde que você esteja mais interessado no lado simulação do que em simplesmente segurar o acelerador e mostrar o dedo do meio para os ultrapassados.