Morre o maestro e compositor Jerry Goldsmith

0

Uma triste notícia nos chega de Hollywood. Um dos mais famosos compositores norte-americanos de todos os tempos, Jerry Goldsmith, faleceu aos 75 anos, após uma terrível luta contra o câncer.

Goldsmith, é considerado, ao lado de John Williams, um dos mestres das trilhas sonoras e foi o responsável por trilhas memoráveis como os filmes de Star Trek, o Planeta dos Macacos original, A Profecia (que lhe rendeu o único Oscar da carreira em 1976), a marcante trilha da trilogia de Rambo, Alien, Instinto Selvagem, O Vingador do Futuro, Gremlins, entre muitos outros. O compositor também atuava compondo para seriados como Viagem ao Fundo do Mar e Além da Imaginação e até arriscou algumas participações especiais em Gremlins e Gremlins 2 como figurante.

O maestro Jerrald K. Goldsmith nasceu em 1929, em Los Angeles, e começou a sua carreira compondo jingles e trilhas para a rádio CBS no início dos anos 50. O grande salto em sua carreira ocorreu com a trilha sonora de Planeta dos Macacos em 1968 onde pôde utilizar todo seu conhecimento para criar sons alternativos que se encaixassem no contexto do roteiro. De lá para cá, ele foi o responsável pela composição da trilha sonora de mais de (respire fundo antes de ler isto) 300 filmes!

Para entender mais da genialidade de Jerry, vale a pena ouvir um pouquinho uma de suas trilhas mais brilhantes e conhecidas: o primeiro filme de Star Trek, o nosso Jornada nas Estrelas.