Morre Maurice Sendak, autor de Onde Vivem os Monstros

0

Argh, que ano é esse, delfonauta? Dona Morte está levando um gênio atrás do outro: faleceu hoje o premiado escritor estadunidense Maurice Sendak. Seu editor Michael di Capua contou ao NY Times que ele morreu no hospital, vítima de complicações de um derrame que teve na última sexta-feira.

Sua cria mais famosa é Onde Vivem os Monstros, que virou filme – um ótimo filme, por sinal – em 2010 pelas mãos de Spike Jonze. Este é inclusive o único livro dele que foi publicado no Brasil. No entanto, cartoons bastante conhecidos por aqui como Os Sete Monstrinhos e Pequeno Urso também foram inspirados na obra do autor.

Além da história de Max, eu só tive chance de ler mais um livro dele, chamado Very Far Away. Ambos, como é dito de toda a obra do autor, têm todo um jeito de livro infantil e trazem questionamentos típicos dos pequenos; no entanto, contêm reflexões que uma criança não entenderia totalmente. São livros infantis para adultos, mais precisamente para adultos que ainda têm contato com sua criança interior. Mais ou menos como aquele outro clássico que é bem mais acessível, e não menos recomendável.

Maurice Sendak tinha 83 anos.