Morre Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys

0

De todas as notícias de morte que eu já tive de escrever aqui, essa está sendo a pior. Como reportou o GlobalGrind, Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys, morreu hoje aos 47 anos, depois de três anos de luta contra o câncer, deixando esposa e uma filha.

A história dele eu conheço bem. No início dos anos 80, ele fundou junto com Mike D e Ad-Rock o Beastie Boys, na época uma banda punk, onde ele tocava baixo. No entanto, eles estouraram mesmo como um trio de hip-hop, depois do lançamento do icônico Licensed to Ill. Desde então os três são considerados um dos grupos mais inovadores e revolucionários da cultura pop, conquistando fãs e influenciando artistas tanto de Rap e Hip-Hop quanto de Punk e Rock Alternativo.

Em 2009, MCA foi diagnosticado com um câncer na glândula salivar e um linfonodo adjacente, fazendo com que eles cancelassem uma série de shows e atrasassem o lançamento do disco que estavam produzindo, o Hot Sauce Committee Part 1. Ele então iniciou o tratamento, passou por uma cirurgia e até visitou médicos tibetanos em Dharamsala, na Índia. Depois dessas viagens, ele inclusive adicionou aos seus muitos projetos de caridade um chamado Freedom Tibet, pelo qual organizou diversos shows beneficentes pela causa Tibetana.

E ele parecia estar se recuperando: não pôde mais se apresentar ao vivo, mas terminou o álbum, que foi lançado ano passado como Hot Sauce Committee Part 2. Inclusive foi ele quem dirigiu o excelente curta Fight For Your Right Revisited, que também virou o clipe da excelente faixa Make Some Noise, contando com uma pá de participações especiais, como Elijah Wood, Danny McBride, Orlando Bloom e Jack Black.

No entanto, parece que o estado dele veio piorando, inclusive fazendo com que ele não comparecesse à cerimônia de inserção ao Rock and Roll Hall of Fame mês passado, e ele acabou falecendo agora. O NME fez uma compilação de homenagens feitas a ele hoje, e por ela dá pra ver a quantidade e a diversidade de artistas que o cara influenciou, dentro e fora da música. Uma perda enorme e lamentável.

Como você já deve ter percebido, eu era fã dele, e vou escrever as outras notícias de hoje em posição fetal. RIP, MCA.