Microsoft elimina DRM e conectividade obrigatória do Xbox One!

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Não, amigo, delfonauta, você não está lendo uma notícia de um mundo paralelo. Isto é real, isto é muito real!

Após aguentar semanas de reclamações de nerds do mundo, ou melhor, do multiverso inteiro a Microsoft deu o braço a torcer e divulgou um comunicado oficial anunciando que o Xbox One terá suas restrições imbecis, como sistema DRM e conectividade obrigatória, completamente removidas! Sim, delfonauta, este é o amanhecer da vitória.

No texto, o presidente da divisão de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, diz que o feedback dos fãs sempre foi muito importante para a companhia. Após ele e sua equipe lerem e ouvirem as opiniões dos consumidores, chegaram à conclusão de que para os fãs a flexibilidade de poder fazer o que quiser com o jogo (vender, emprestar, trocar) é muito importante. Bem como a liberdade de jogar videogame em qualquer lugar do mundo.

Sendo assim, o Xbox One não precisará mais fazer uma verificação a cada 24 horas para ser jogado offline. Você ainda terá que conectar o videogame uma primeira vez, para fazê-lo funcionar, mas após isto, poderá jogar o novo console do Bill Gates a qualquer hora, em qualquer lugar, independente de ter uma conexão com a internet ou não. Se você não quiser nunca mais conectá-lo à rede, ele não parará de funcionar.

Outra mudança é que os games não terão mais restrições imbecis para o compartilhamento: se você comprar um disco, você poderá jogá-lo normalmente em um console que não é o seu, como sempre fez. Se você optar por comprar um game em disco, precisará colocá-lo no console. Igual você sempre fez. Além disso, o Xbox One não terá trava de região.

A Microsoft também diz que ainda apoia totalmente o mercado digital e que você poderá comprar os games neste formato a partir do primeiro dia. O mais legal é que, mesmo que você opte por comprar as versões digitais, você poderá jogar as campanhas single player deles sem estar conectado.

Estas mudanças, porém, afetam alguns dos cenários que a Microsoft havia planejado para o futuro.

Em entrevista ao Kotaku, o vice-presidente da Xbox Live, Marc Whitten, declarou que o lance de “sua biblioteca de games viajar com você” não será mais possível.
Claro, o plano ainda vale para os games digitais, mas para jogar os games físicos em outro lugar além da sua casa, você precisará levar os discos com você. Particularmente, acho que todo mundo já imaginava que isso iria acontecer, o que transforma esta declaração em uma “afirmação do óbvio”. E aquela história de poder dar acesso a toda a sua biblioteca para nove membros da sua família também se foi, graças a Odin.

Whitten ainda declarou que eles não conseguirão disponibilizar a biblioteca de compartilhamento no lançamento do console. Esta realmente é uma notícia mais chata, mas creio que em no máximo um mês eles resolvam isto.

Para fazer o Xbox One funcionar desse jeito, no entanto, será necessário atualizar o console assim que chegar em casa com seu brinquedo novo. Bizarro, não? O troço não sai por seis meses, e já sabemos que vai ter um patch.

Para terminar, vale dizer que Whitten termina sua entrevista e Mattrick encerra o seu comunicado agradecendo aos fãs pelo apoio e pelo feedback, e parecem ser bem sinceros ao falarem isto. Esta é a prova que de que a indústria dos videogames tem ouvidos, e nós somos a voz que elas escutam.

E assim, amigo delfonauta, se deu o que talvez seja a mais triunfante de todas as vitórias da indústria dos games, bem no dia em que o governo resolveu diminuir o preço da passagem de ônibus. Coincidência?