Quando a DC anunciou o seu reboot nos idos de junho do ano passado, muitos marvetes começaram a rir. Anos de cronologia removidos, histórias modificadas, isso tudo era a cara da DC e a Marvel jamais faria tamanha “sacanagem” com seus leitores. Afinal, todo mundo consegue entrar de primeira na cronologia simples dos X-Men, e o Homem-Aranha jamais teve elementos que modificaram o status quo de forma irremediável que exigisse um pacto com o demônio para reverter, não é?
Poucos dias depois, eu havia comentado que a Marvel acompanharia de perto o sucesso da manobra da DC e tentaria recuperar o terreno perdido, talvez fazendo coisa similar. Com o relançamento da sua nova linha, a DC chacoalhou o mercado, ganhou a liderança de vendas (que era da Marvel há alguns anos), quebrou recordes e iniciou com os três pés no peito a “revolução digital” nos quadrinhos.
E não foi um sucesso efêmero. Ainda hoje, cinco meses após o relançamento, a DC ainda continua vendendo forte e dominando o mercado americano. Apenas no último mês, a Marvel conseguiu vender mais, mas devido principalmente a uma estratégia de marketing diferente da DC, que lançou todas as suas HQs nas quatro primeiras semanas do mês, deixando a quinta semana livre para a concorrência. Sem dúvida nenhuma, os “novos 52” foram um sucesso.
Devido a tudo isso, já tem algum tempo que existem rumores, e até mesmo um clamor dos fãs, por um reboot do universo Marvel. E agora surgem notícias de dentro da indústria de que isso pode se tornar realidade.
Segundo o Comic Book Bin, fontes de dentro da Marvel dizem que a empresa planeja reiniciar toda a sua linha de quadrinhos após a saga Avengers Vs. X-Men.
O site cita como principais indícios desta manobra a participação na saga de personagens extremamente poderosos e que já alteraram a realidade no universo Marvel, como a Fênix e a Feiticeira Escarlate. A Marvel (e a Disney) estariam loucos para voltar a ganhar a liderança do mercado e roubar um pouco dos holofotes da DC. Mas isso, por enquanto, é apenas um rumor forte. Sites tradicionais e que costumam publicar rumores certeiros, como o Bleeding Cool nem comentaram esta história. Ainda.
Creio que a Marvel só teria a ganhar com um reinício da sua cronologia, ainda mais agora que a manobra já foi “aprovada” pelos leitores da DC e não assusta mais ninguém. Os X-Men podem voltar a ter Xavier como diretor da escola, Magneto como principal vilão, Ciclope como o líder almofadinha e Wolverine como o lobo solitário sem passado. Demolidor pode voltar a ser Matt Murdock sem ter que ficar repetindo a esmo que ele não é o herói da Cozinha do Inferno. Ninguém mais terá de fingir que esqueceu qual é a identidade do Homem-Aranha. X-Force, Deadpool e todas as criações do Rob Liefeld podem ir para a cova em paz.
Sinceramente, a Marvel precisa muito mais de um reboot do que a DC jamais precisou.