A editora estadunidense Marvel está sofrendo dois processos. Um deles vem do criador do Motoqueiro Fantasma, Gary Friedrich, que quer uma casquinha dos lucros obtidos através do filme, do jogo e dos bonecos recentemente lançados com o cabeça-de-fósforo.
Gary alega no processo que criou o espírito da vingança e cedeu os direitos à Magazine Management, que administrava a Marvel na época. Só que como a empresa não registrou legalmente o personagem, pela lei estadunidense, ele deveria ter seus direitos de volta em 2001. Porque ele esperou seis anos para solicitar isso não foi divulgado, mas acredito que é porque agora ele pode ganhar uma graninha a mais do que quando o Motoqueiro era apenas mais um personagem secundário no universo Marvel.
Mas não é só. Recentemente, a Marvel fez uma parceria com a Chrysler onde produziriam um gibi estrelado pelo Jeep Patriot, em que os fãs determinariam o final. Para divulgar a iniciativa, usaram o slogan “Choose your adventure” (Escolha sua aventura), o que enfureceu a empresa Choose Your Own Adventure Escolha sua própria aventura gerando, adivinha só: um processo.
Os livros da Choose Your Own Adventure foram publicados no Brasil com o título E Agora, Você Decide e acredito que você se lembra deles. Eram aqueles que falavam coisas como “Se você acha que o DELFOS vai dominar o mundo, vá para a página 69″.
Particularmente, eu adoraria morar em um país onde eu posso processar empresas que têm dinheiro demais e ficar rico como uma pessoa normal, como diz JJJ no primeiro filme do Homem-Aranha. 😉