Quando eu era criança, eu adorava beat’em ups (ok, ainda adoro). Na época, tinha um jogo de Mega Drive que era um beat’em up diferente, mais focado em agarrar do que em bater, e com movimento unicamente lateral. Este jogo era Two Crude Dudes.
Ele não era tão conhecido quanto Golden Axe ou Streets of Rage e, para ser sincero, não era tão bom. Mas eu gostava dele, e devo ter jogado até o fim algumas centenas de vezes.
Pois quem diria? Esta semana Two Crude Dudes vai ser relançado para Switch, mas em sua versão arcade, chamada apenas de Two Crude. Um relançamento bastante curioso, eu diria, uma vez que há vários clássicos muito mais famosos que nunca foram relançados (O Contra original, por exemplo).
Eu conhecia Two Crude Dudes apenas pela versão de Mega Drive. Acredito que o fliperama sequer popou no Brasil, ou pelo menos eu nunca o vi.
TWO CRUDE
Assim, ao jogá-lo agora no Switch na versão come-fichas, fiquei surpreso com quão familiar ele foi para mim. Sim, me lembrava bem do jogo, apesar de não jogá-lo há quase 25 anos, mas a questão é como a versão de Mega Drive o adaptou bem.
Jogue outras versões caseiras de jogos de fliperama, como Altered Beast e Golden Axe, e você perceberá diferenças dramáticas. Aqui está tudo como me lembrava, com exceção de que agora há vozes e minha não confiável memória de Dory diz que a de Mega Drive tinha fases bônus envolvendo a máquina de refrigerantes da imagem acima (aqui é apenas uma cutscene que rola entre as fases).
A verdade é que Two Crude Dudes nunca foi um jogo exatamente bom. Dá para jogar Sonic ou Super Metroid hoje em dia e sair impressionado. Mas Two Crude provavelmente vai beirar o não-jogável para aqueles que não tiverem memórias afetivas com ele.
PAPA-FICHAS
A versão de fliperama, como era tradicional na época, é bem mais difícil. Além disso, parece que a detecção de colisão não funciona direito. É fácil bater em um inimigo e cair, mas tem vezes que o herói se recusa a agarrar seus desafetos, mesmo estando perfeitamente localizado.
Claro, por ser uma adaptação do arcade, você tem continues ilimitados: basta colocar fichas. Então qualquer pessoa consegue chegar ao final simplesmente apelando para a força bruta.
Não que isso seja ruim, mas neste aspecto a versão de Mega Drive me parecia mais equilibrada. Ou eu que jogava melhor na época mesmo.
Two Crude Dudes é uma experiência breve. Eu o joguei do início ao fim em 40 minutos. Nesta versão de Switch, ele traz a possibilidade de salvar (um único jogo por vez), tem coop e alguns filtros de tela com nomes nostálgicos, como S-Video ou VHS.
Não é algo que eu recomendaria para quem nunca o tenha jogado antes. Porém, se você, assim como eu, tinha saudades de Two Crude Dudes, é legal ter esta possibilidade de relembrar a infância em um console moderno.