Recompile é um jogo raro. Primeiro, nas plataformas escolhidas. É um dos pouquíssimos lançamentos a ser lançado APENAS nos consoles next-gen. Ou seja, só dá para jogá-lo em um Xbox Series, PS5 ou, claro, em um PC. Ele é tecnicamente exigente? Sinceramente, não me parece.
É estiloso, sem dúvida. E sua ambientação, dentro de um computador, é muito legal. Se liga no estilo.
Como você pode perceber, é bonito, mas não parece ser pesado. Já vi jogos de Switch que pareciam ser mais exigentes.
RECOMPILE É METROIDVANIA
O outro motivo que o torna raro é que se trata de um metroidvania 3D. Temos muitos metroidvanias em 2D, mas acredito que são pouquíssimos em 3D. De jogos relativamente recentes, lembro apenas de Shadow of the Tomb Raider, Darksiders III e Star Wars: Jedi Fallen Order e todos esses saíram entre 2018 e 2019.
Combine estas duas características (exclusivo next-gen e metroidvania em 3D) e eu estava bem animado para ele. Até segurei um pouco para poder jogá-lo quando estivesse mais tranquilo. E, meu amigo…
PROBLEMAS GRAVES DEMAIS
Recompile tem uma atmosfera interessante e exala estilo. Porém, desde o início ele já parece ter algo errado. Simplesmente pular de uma plataforma a outra, algo banal para qualquer pessoa acostumada com videogames, dava mais trabalho do que deveria. Eu caía em pulos que jamais me fariam cair em um Super Mario, por exemplo. Pois é, os controles não são legais.
Apesar de haver combate, este não é o foco. Daí entra o fato de que Recompile é focado em puzzles. Porém, ele faz um péssimo trabalho em te ensinar a lógica de seus quebra-cabeças.
Você deve pisar em botões que ativam energia, e a ideia é acender todas as lâmpadas do outro lado. Daí tem uma habilidade que envolve pagar com pontos para inverter a polaridade. E isso foi o que eu entendi. Mantenha isso na cabeça e resolva a seguinte imagem.
Ah, e na imagem acima as três lâmpadas estão acesas, tá vendo? Porém, alguma coisa que eu não entendi aconteceu que fez com a energia dos canos ficasse piscando. Então, o elevador que o puzzle deveria ativar não foi ativado. Bug ou feature? Ninguém sabe!
Mas sabe o que mais me irritou nos puzzles?
O QUE MAIS ME IRRITOU NOS PUZZLES DE RECOMPILE
Como disse acima, você precisa pagar com pontos para inverter a polaridade. Isso não é uma forma de “pagar para ganhar a solução”. Até onde eu consegui entender, inverter a polaridade é essencial para avançar. Na imagem acima, qualquer “tomadinha” pode ser invertida. Eu cheguei nele com dinheiro para inverter duas delas. Escolhi uma errada e literalmente fiquei travado. Parece-me que a solução envolvia inverter duas, e eu até consegui deduzir quais são, mas daí tinha pontos apenas para inverter uma. Travei. Mas fica pior.
Após o tutorial, você chega em um hub onde pode escolher ir para várias fases. Eu escolhi uma delas e avancei até mudar de tela. Daí travei no quebra-cabeças sem pontos suficientes para avançar. Fui procurar um vídeo guia e encontrei um, onde constatei que, caso passasse pelo puzzle, eventualmente precisaria de um upgrade que deveria ser encontrado em outra fase. Ou seja, precisava voltar todo o caminho para ir para a fase certa.
Ora, se vai ter uma ordem fixa na qual as fases PRECISAM ser feitas, é melhor nem deixar o jogador escolher. Seria um não-problema se fosse possível se teleportar entre os checkpoints alcançados. Travou numa fase? Só se teleportar para o hub e escolher outra. Depois é só teleportar de volta para aquele checkpoint quando tiver a habilidade. Porém, isso não existe em Recompile. Eu precisava voltar todo o caminho, adivinhar a fase que deve ser feita primeiro, e praticamente começar o jogo de novo. Não, delfonauta! Simplesmente não!
NÃO!
Estou sendo injusto? Talvez até esteja. Mas esse é o tipo de baboseira de level design que não deve ser mais tolerado. Soubesse eu que Recompile era assim, certamente não teria investido nem um minuto nele. Então considere esta matéria um aviso. Eu gastei preciosas horas da minha vida para você não fazer o mesmo.
Porém, se desejar muito ver por conta própria, Recompile está disponível no Game Pass.