É, amigão, hoje o DELFOS completa seu oitavo ano de vida. Já é quase um terço da minha vida em dedicação a este projeto, um site totalmente independente e imparcial em sua parcialidade.
É muito tempo e eu mesmo não estou acreditando em quanto tempo já investi nisso. São pouquíssimos os sites que duram tanto, especialmente sem gerar dinheiro para os envolvidos que, como todo mundo, têm que pagar suas contas. Além disso, manter o site no ar também custa dinheiro, não apenas o trabalho de deixá-lo sempre atualizado com conteúdo de qualidade.
Em praticamente todos os anos passados, fizemos algum tipo de especial nessa data. Esse ano pretendíamos publicar um vídeo, que infelizmente não ficou pronto a tempo, então para não deixar em branco, temos aqui essa notícia para marcar nosso oitavo aniversário!
Em 2011, o DELFOS cresceu bastante. Em setembro, chegamos ao recorde de 2.766.268 pageviews. Impressionante, não? Quase três milhões. Ao atingir esse número, escrevi um e-mail para a equipe dizendo brincando que “mês que vem quero ver esse número passar de três milhões”. Só que eles levaram a sério! Com o trabalho conjunto de toda nossa excelente equipe, em outubro tivemos 3.807.768 de pageviews. Um aumento de mais de um milhão de pageviews de um mês para o outro. É ou não é impressionante?
Agora estamos com estagiários que em breve serão delfianos e, com o trabalho deles somado ao dos delfianos antigos, estamos fazendo cerca de 20 atualizações por dia. Vinte, cara! Que outro site sem anunciantes tem tantas visitas e tantas atualizações? Se existe outro, com certeza dá para contar nos dedos.
Com esses números, esperamos conseguir alguma coisa mais legal para o DELFOS em 2012. Alguma parceria ou quem sabe conseguir alguns anunciantes e dinheiro suficiente para ter uma equipe devidamente remunerada. Convenhamos, eles merecem. Temos três jornalistas formados na área na equipe ativa (o Daniel, o Allan e eu), mais dois no banco de reserva (o Cyrino e o Pscheidt) e o restante da turma vem de backgrounds diferentes, como música ou computação, mas seus textos têm qualidade de trabalho superior a muito jornalista formado por aí. E, se não alcançassem o alto padrão DELFOS de qualidade, eu nunca deixaria seus textos poparem aqui. =]
Então se você tem ou trabalha em uma agência, e tem clientes que possam se beneficiar ao anunciar para um público nerd e qualificado, lembre de nós e entre em contato com a gente. Nós podemos liberar seu acesso para nosso sistema de estatísticas para provar esses números. Afinal, também achamos difícil de acreditar. ^^
Se você não faz parte do mundo publicitário, também contamos com sua ajuda para crescer mais. Indique para seus amigos, linke o DELFOS nos seus blogs, Orkuts, Facebooks, Twitter e afins. Quando ler uma matéria que te fez rir ou que te agradou por qualquer motivo, mande o link para todo mundo.
Quando quiser comprar algo no Submarino, na Amazon e na Play-Asia, compre através dos banners do site. Você não paga mais por isso (normalmente paga até menos) e a gente ganha uma comissão por qualquer venda. É só entrar no site através do DELFOS quando for comprar, não precisa necessariamente comprar o produto anunciado.
E, se tiver uma graninha para ajudar diretamente, tem o botão de doação aí do lado. Ei, você está acostumado a pagar mais de 10 reais em revistas que trazem muito menos conteúdo do que nós em um mês. Se cada delfonauta doar cinco contos por mês, você não imagina quanto esse site melhoraria em um intervalo de poucos meses. Pode parecer que não, mas dinheiro muda tudo. Uma equipe remunerada pode se dedicar integralmente ao site, cobrir mais eventos, criar mais conteúdo, pesquisar mais para fazer as matérias de curiosidades e humor que todo mundo gosta (fazer humor de qualidade é muito mais complexo do que ficar repetindo memes do Chuck Norris ou fazendo a reversal russa, você sabe).
Outras dicas de como ajudar a gente estão neste texto. Apesar de termos crescido em 2011, o site também quase morreu nesse ano por falta de retorno financeiro e necessidades da vida adulta, como comprar comida ou mesmo pagar as passagens de ônibus que nos levam aos eventos. Então se o DELFOS acrescenta algo na sua vida, entretenimento, informação ou, especialmente, os sorrisos que nos esforçamos tanto para colocar no seu rosto, e você não deseja que o site saia do ar, lembre-se que, por sermos totalmente independentes, também precisamos da sua ajuda para nos mantermos no ar.
São oito anos de vida. Quase 13 mil matérias publicadas. Milhões de pessoas que nos leram nesse tempo e dezenas de milhões de pageviews. Parabéns para nós. E para você, que também faz parte da nossa família. E para o Alfredo. Afinal, é aniversário dele também. ^^