Enquanto as grandes editoras se apavoram com o mundo digital, considerando-o o apocalipse do mercado de quadrinhos (o que é verdade até certo ponto), a gigante inovadora Google já está movendo seus pauzinhos para participar desse mercado.
Segundo o Bleeding Cool, o site para download gratuito de mangás J-Comi anunciou uma parceria com o Google para desenvolver um comic viewer. Esse é aquele tipo de programa que você baixa na internet para ler aqueles quadrinhos que você obteve na Argentina, manja?
O comic viewer do Google viria com tradução integrada do material, comentários sobre as HQ’s e (é claro) propaganda. Não há maiores detalhes, mas, conhecendo os produtos do Google, já podemos imaginar que a interface deve ser similar àquela do Google Docs, que permite visualizar, editar e criar documentos de texto, apresentações e planilhas no seu navegador.
Atualmente, o J-Comi oferece o download legal e gratuito de seu acervo usando o formato PDF, obtendo fundos através de propaganda. Entre as editoras com as quais o site já tem acordo estão as gigantes Shueisha e Kodansha. Caso o delfonauta ainda não tenha ligado os nomes, essas são “apenas” as editoras que detêm os direitos de publicação da Weekly Shonen Jump (que publica Naruto e One Piece) e a Weekly Shonen Magazine (que publica Fairy Tail e Negima).
Vale lembrar que quadrinhos, no Japão, são um negócio extremamente lucrativo. Nos EUA também, apesar da lucratividade ter caído bastante nos últimos anos. Dessa forma, é natural pensar que o Google procure parceria com editoras americanas, em especial Marvel e DC. Entretanto, acho improvável que as duas venham a embarcar nessa, pelo menos não antes de tomar um tombo. Atualmente, ambas buscam atingir o público de iPhones e iPads usando o Comixology e evitam ao máximo um modelo onde as HQ’s mensais sejam publicadas em tiragens menores, com medo de uma reação dos revendedores.
Enquanto isso, na Argentina…