A longínqua e anual série Forza vem em dois sabores. Nos anos pares, temos o fanfarrão, arcade e mundo aberto Forza Horizon, que inclusive ganhou um cobiçado lugar no meu top de melhores jogos de 2016. Já nos anos ímpares, temos o mais sério e realista Forza Motorsport, que em 2017 chega à sua sétima edição.

Os dois lados do espectro são jogos caprichados, lindos e com uma jogabilidade exemplar. No entanto, apesar de ambos levarem o nome Forza, eles são bem diferentes. O Horizon é mais simples e mais exagerado. Aqui o negócio é sério, inclusive com participação de pilotos da vida real e reprodução de pistas que existem mesmo.

SIMULADOR, MAS SÓ SE VOCÊ QUISER

Forza Motorsport 7 é um simulador, mas ao contrário de F1 2017, ele pega mais leve neste aspecto. Se você for como eu e quiser simplesmente curtir umas corridas, tem uma pá de opções de ajudas e a clássica possibilidade de rebobinar. As ajudas vão de coisas tradicionais, como marcha automática, até algumas bastante invasivas, como seu carro frear sozinho.

E vou dizer, esta última é tão invasiva que deixava difícil até mesmo fazer as mais simples ultrapassagens, já que o carro se recusava a acelerar. Foi a primeira que eu desliguei. E claro, conforme você fica melhor no jogo, a ideia é ir diminuindo as ajudas até que você esteja 100% no controle do seu carro.

Forza Motorsport 7, Delfos

Além dessas opções que afetam quão real será o controle do seu carrinho, há também uma grande quantidade de opções de dificuldade, indo do ridiculamente fácil ao “não, obrigado, não sou fã de vencer nos videogames”.

Nada disso é novidade para os fãs da série, no entanto. Na verdade, este talvez seja um dos principais problemas de Forza Motorsport 7. Ele é simplesmente muito parecido com seus antecessores. Por ter pistas baseadas em circuitos reais, isso também significa que várias delas são conhecidas, não apenas dos Forzas anteriores, mas também de outros jogos de corrida realistas.

Felizmente, o jogo é lindão e a jogabilidade é excelente, mas convenhamos, estas já são características antigas da série. A principal novidade, aliás, não deve ser muito bem-vinda.

LOOT

Pois é, Forza também se tornou um jogo de loot. Conforme avança, você vai subindo de nível e ganhando dinheirinho que pode ser trocado por carros de raridade e qualidade cada vez maior. Obviamente, você pode comprar tudo isso com dinheiro real, mas como é tradicional nos games atuais, você não compra simplesmente um carro X, mas uma caixa que vem com a CHANCE de ter um carro lendário, por exemplo. Ou seja, você pode gastar bufunfa para tentar ganhar um carro lendário e acabar ganhando uma inútil roupinha para o seu motorista.

Forza Motorsport 7, Delfos

É a tendência da indústria atual, mas é uma tendência que tem irritado bastante os jogadores. Lembro-me dos passes online da geração passada e torço para que essas caixas de loot sejam igualmente passageiras. Trata-se da pior e mais agressiva forma de DLC possível você pagar por algo para ter uma chance de receber o que está comprando.

CRIATIVIDADE

Há uma enorme quantidade de campeonatos para participar, e eles trazem características próprias. Por exemplo, um campeonato pode ser corrida de caminhões, enquanto outro ser uma disputa entre carros elétricos. Você não precisa fazer todos para prosseguir, o que significa que está sempre progredindo. Ainda assim, pode esperar por muitas e muitas horas de jogo para terminar o modo carreira, e isso sem nem fazer tudo.

Para você ter uma ideia, são seis torneios, e cada um deles tem 10 ou mais campeonatos, sendo que cada campeonato consiste de quatro ou mais corridas. As corridas são sempre em modo circuito, do tipo “faça X voltas na mesma pista”. Porém, há algumas provas de exibição, que são as mais criativas.

Nestas, você pode, por exemplo, jogar boliche de carros. Os pinos são colocados ao longo da pista e você vai correr derrapando feito um maníaco para tentar bater de lado nos pinos e assim conseguir pontos. É bem divertido, e lembra um pouco os eventos mais absurdos de Forza Horizon.

Forza Motorsport 7, Delfos

Nem todas as provas de exibição são tão legais, no entanto. Eu fiz uma de resistência, que foi uma corrida de vinte e tantas voltas que durou cerca de 60 minutos. Foi uma prova bem chata. Nas raids de The Crew, por exemplo, que têm uma proposta parecida, você passa por praias, montanhas e desertos, deixando a corrida variada e emocionante. Aqui, no entanto, são voltas na mesma pista, sem variação alguma.

Além disso, o jogo parece não estar pronto para lidar com uma corrida tão longa. Quando escolhia rebobinar, por exemplo, não mais era brindado com um rewind real, mas com uma tela de loading. Além disso, quando tentei salvar meu replay, ele deu uma mensagem de erro, o que até faz sentido, já que era um replay de 60 fuckin’ minutos.

MULTIPLAYER

Apesar de o modo carreira ser bastante parrudo, o multiplayer também é bem desenvolvido, e permite corridas entre 24 jogadores. Teve algumas coisas que não achei legais, no entanto, como o fato de você precisar ter carros específicos para participar de cada prova. É claramente uma tentativa de incentivar as microtransações, uma vez que você precisa usar dinheiro para comprar os carros ou então alugá-los apenas por aquela corrida.

Também há uma grande possibilidade de você ser colocado em uma corrida em andamento, ou seja, vai ter que esperar ela terminar para poder jogar. E as corridas de Forza não raro duram 10 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=Dokpy_KIuyA

Por fim, minha principal bronca com o multiplayer é a grande quantidade de trolls. São pessoas que não estão interessadas em correr, mas que querem atrapalhar. Elas ficam jogando o carro em cima dos outros, e Forza é bem punitivo com colisões. Uma batida atrás do seu veículo, por exemplo, pode te jogar para fora da pista dando cavalos de pau. Boa sorte para se recuperar disso. E em corridas entre 24 jogadores, é batata que sempre vai ter um ou mais trolls estragando a diversão.

Isso poderia ser resolvido tornando os carros intangíveis. Ainda que fosse algo opcional, faria com que as competições fossem simplesmente de corrida, e elas ganhariam bastante com isso.

FORZA MOTORSPORT 7

Esta sétima edição da série é sem dúvida a mais bonita e a mais elaborada de todas. No entanto, ela é mais recomendável para quem nunca jogou a série ou não joga há várias edições.

Se você passou um bom tempo curtindo Forza Motorsport 6, são basicamente as mesmas pistas, com um visual repaginado e o adendo de microtransações. Talvez isso não seja o suficiente para você, mas se for, pode comprar que, apesar de ser um mais do mesmo, é um mais do mesmo caprichado.

REVER GERAL
Nota:
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Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
forza-motorsport-7-um-mais-do-mesmo-caprichadoDisponível: Xbox One e PC<br> Analisada: Xbox One<br> Desenvolvedora: Turn 10 Studios<br> Editora: Microsoft Studios<br> Lançamento: 3 de outubro de 2017<br> Gênero: Simulador/arcade/gosto do freguês