Falta pouco menos de um mês para o lançamento de BioShock 2. E, apesar de já termos bastante informação sobre o clima e a história do jogo (pelo menos o suficiente para não estragar), pouco sabemos das mudanças de elementos já presentes no primeiro jogo. Duas dessas mudanças serão as vita-chambers e o backtracking, segundo informações do diretor criativo do jogo, Jordan Thomas, ao Kotaku.
No primeiro jogo, após você morrer, era ressuscitado na vita-chamber mais próxima, com toda a sua energia. Seus inimigos, no entanto, continuavam com o mesmo nível de energia que tinham quando lhe mataram. Isso permitia que o jogador não se preocupasse com a morte e adotasse a tática “Lemmings”, nas palavras do próprio Thomas, morrendo muitas e muitas vezes e minando os pontos de vida do inimigo com armas sem munição. O pessoal da 2K acha tudo isso uma trapaça muito chata que tira a graça do jogo e fizeram algumas modificações, pelo menos no que se refere aos Big Daddies. O personagem ainda poderá morrer indefinidamente, só que, se ele estava em uma batalha com um Big Daddy, a cada morte a Little Sister deste irá lhe recuperar uma porcentagem de energia.
No que se refere ao backtracking, Jordan avisa que os jogadores não poderão voltar a nenhuma grande área ou fase depois de terem avançado à próxima. Portanto, se você perdeu algum item, ou colecionável, de uma fase, esqueça: você não vai mais encontrá-lo. O diretor atribui esta decisão à diminuição do tempo de loading das fases e à necessidade de manter a história fluindo sem interrupções. No entanto, Little Sisters que o jogador eventualmente não encontre em uma fase, aparecerão na fase seguinte de forma cumulativa (junto com seus Big Daddies, é claro).
BioShock 2 tem lançamento programado para nove de fevereiro, para PC, Xbox 360 e PS3.”