Dio – Evil or Divine

0

Poucas pessoas realmente marcaram seu nome na história do Heavy Metal. O vocalista Ronnie James Dio é uma delas. Sua voz é tão marcante e influenciou tanta gente, que acabou recebendo o pomposo título de Voice Of Metal.

Com um currículo que inclui passagens por bandas do nível de Rainbow e Black Sabbath, este DVD não se mostra à altura do grande pequeno Dio. As imagens têm qualidade de VHS e o show nele presente é extremamente simples, apresentando apenas a banda tocando seus sucessos (e outros nem tanto).

Por sorte, ou capacidade mesmo, a música da banda é tão boa que torna praticamente impossível para um fã do bom rock não se divertir com este DVD. E a qualidade do som também ajuda, com gravação e performance impecáveis.

O setlist é ótimo. Conta com algumas poucas músicas novas, como Killing The Dragon, Push, Fever Dreams e a chatíssima Lord Of The Last Day e muitos clássicos da banda Dio, como Don’t Talk To Strangers, Holy Diver, The Last In Line, a bonitinha Rainbow In The Dark, a empolgante Stand Up And Shout e a emocionante We Rock. Também marcam presença um medley do Rainbow, com Man On The Silver Mountain/Long Live Rock’n’Roll e duas do Black Sabbath – Heaven And Hell e Children Of The Sea (em um medley com Egypt). Infelizmente, também estão aqui os onipresentes solos individuais de guitarra e de bateria (Será que alguém realmente gosta disso, a não ser os estudantes de música?).

Como extras, o DVD tem uma interessante entrevista onde Ronnie James Dio fala sobre suas convicções religiosas e sobre uma traumática experiência com espíritos, além do videoclipe de Push, com participação do Tenacious D e das carnes de vaca galeria de fotos e imagens de bastidores.

Enfim, vale pela garganta de Dio, pela ótima banda que o acompanha e pelo setlist bem escolhido. Infelizmente fica a dever na área técnica, mas nada que atrapalhe a diversão de assisti-lo.

Curiosidade 1: a banda que abriu para o Dio na noite dessa apresentação foi o Hammerfall. Não é estranho que a banda de abertura tenha lançado um DVD ao vivo quase simultaneamente e com uma qualidade técnica superior?

Curiosidade 2: por que em nenhum momento é mostrada a cara do tecladista? Ele é tão feio assim?
Curiosidade 3: não vi nenhuma mulher na platéia o show inteiro.