É curioso. A Pixar durante muitos anos foi o estúdio mais prestigiado da Disney. Aquele cujas estreias nos cinemas eram esperadas por muitos e concorriam seriamente no Oscar. Isso aparentemente acabou com o tremendo azar de Dois Irmãos, filme excelente cujo lançamento aconteceu imediatamente antes do início da quarentena. Desde então, a Pixar ainda é muito importante para a Disney, mas seus filmes mais recentes não passam mais no cinema, e estão entre os melhores motivos para assinar o Disney+. Para escrevermos essa crítica Red Crescer é uma Fera, a Disney disponibilizou uma cópia online antes do lançamento geral. Porém, você poderá assistir ao filme com sua assinatura do Disney+ a partir de amanhã.

CRÍTICA RED CRESCER É UMA FERA

Meilin (Rosalie Chiang) é uma menininha de 13 anos adorável. Sério mesmo, eu já gostei dela nos primeiros minutos do filme. Mas ela está crescendo. Isso significa que ela deve se encontrar, ver o que gosta, como quer ser e o que deve fazer. Em outras palavras, está chegando a hora do temido diabo vermelho. Sim, como toda menina de 13 anos, Meilin acorda um dia e descobre que… virou um panda vermelho.

Crítica Red Crescer é uma Fera, Red Crescer é uma Fera, Pixar, Delfos, Disney, Panda vermelho
Quem nunca?

Os motivos que levam a isso não vêm ao caso no escopo de uma sinopse, mas o importante é que o feitiço pode ser revertido através de um ritual feito na próxima lua vermelha. E falta cerca de um mês para a data. Até lá, qualquer emoção forte como raiva ou empolgação a transforma em um enorme e fofinho panda vermelho, e quanto mais vezes isso acontecer, mais difícil será fazer um ritual bem sucedido. Então Mei Mei deve aprender a controlar suas emoções. Como a adulta que ela não é, mas diz ser.

É neste período que acontece toda a história de Red Crescer é uma Fera, onde vamos acompanhar Mei Mei lidando com as cartas que lhe foram dadas e aprendendo a virar uma mulher. E isso inclui lidar com seus impulsos sexuais. Pois é, é bem claro que a história de Red é uma analogia a menstruação (e ele até faz piadas com isso) e o que isso significa na vida de uma jovem mulher.

HISTÓRIA PREVISÍVEL

Red Crescer é uma Fera tem aquele padrão Pixar de qualidade. Em outras palavras, é um filme que não traz novidades narrativas. Se você já viu muitos longas, vai ter uma boa noção de absolutamente tudo que vai acontecer nele. Absolutamente nada é inesperado, nada surpreende. E sim, isso é negativo.

Crítica Red Crescer é uma Fera, Red Crescer é uma Fera, Pixar, Delfos, Disney
Você vai se apaixonar por essas meninas.

Porém, aí entra a “mágica Pixar”. Essa turma é mestre de narrativa. Todos os personagens são tão adoráveis, tão bem desenvolvidos. O filme inteiro é tão lindo. É tudo uma experiência tão bem dirigida que qualquer pessoa que não tenha um coração de pedra vai se deixar levar pelos conflitos apresentados, mesmo que já tenhamos visto esse tipo de história dúzias de vezes.

CRÍTICA RED E AS MENININHAS FOFAS

Grande destaque para a própria Mei Mei e suas três amigas. Elas são bem diferentes, mas ao mesmo tempo são totalmente menininhas. Elas acreditam que os membros de uma boy band são suas almas gêmeas, criam tamagotchis e adoram coisas fofinhas. Inclusive, boa parte da história gira em torno de um show da boy band ao qual elas querem ir e, para conseguir levantar fundos, as meninas resolvem capitalizar na fofura do panda. Você já viu um panda vermelho? É realmente um bichinho adorável.

Crítica Red Crescer é uma Fera, Red Crescer é uma Fera, Pixar, Delfos, Disney, Panda vermelho
Um panda vermelho fazendo um charminho para o delfonauta.

Red Crescer é uma Fera segue o jeitão da Pixar moderna. Um filme sem vilões, com mensagens de crescimento, maturidade e amizade, e com uma maestria técnica e narrativa de dar inveja. É bonito em todos os sentidos, tanto na sua história quanto na estética. E eu simplesmente amei todos os personagens.

Não dá para ignorar a história batida, o que acaba tirando alguns pontos da nota. Mas todo o resto é tão bem-feito e agradável que dá para recomendar fácil. Especialmente se você já tiver acesso a ele como parte da sua assinatura do Disney+.